O advogado de José Sócrates, João Araújo, foi esta sexta-feira à TVI dizer que acredita “absolutamente” que o antigo primeiro-ministro não praticou nenhum dos crimes por que está indiciado. “Sou obrigado a acreditar. A lei manda-me acreditar, mas não é essa a questão”, disse, sublinhando: “Eu não só acredito, como declaro, afirmo”. João Araújo acrescentou ainda que está convicto de que Sócrates não irá a julgamento”.

Quando confrontado por Judite de Sousa sobre os sinais de que José Sócrates tinha um estilo de vida elevado, João Araújo, no estilo desconcertante a que já habituou os jornalistas, evitou dar uma resposta. “Eu gostava de levar esse estilo de vida que me diz que ele levava”, disse, dirigindo-se para a entrevistadora e apresentadora do jornal da TVI.

Perante a insistência de Judite de Sousa, que lhe perguntou se não lia jornais, João Araújo disse que não o fazia desde que Sócrates tinha sido preso. Por isso mesmo, diz, não sabe se o seu cliente levava ou não um estilo de vida acima das suas possibilidades. “Não sei se ele vivia numa casa de 5 mil euros [por mês]”. Até porque, garante, não fez tais perguntas ao antigo primeiro-ministro. “Eu vou perguntar isso a uma pessoa? Perguntar o quê? ‘Vivia bem? Vivia mal?'”

João Araújo respondeu positivamente quando Judite de Sousa lhe perguntou se estávamos perante um caso de politização. “Com certeza que estamos”, disse. “É um ex primeiro-ministro que durante todo o tempo do seu Governo foi alvo de imputações desonrosas. É preso preventivamente. Isto não é político?”, disse o advogado, que considera que na avaliação de deter Sócrates, o juiz Carlos Alexandre teve em conta o facto de este ter sido primeiro-ministro. Judite de Sousa perguntou depois: “Ele está preso por ser José Sócrates?” e João Araújo limitou-se a dizer: “Sim, senhora”.

Sobre as condições da prisão de Évora, em que Sócrates se encontra em prisão preventiva, João Araújo voltou a recorrer à fórmula utilizada durante a entrevista, dizendo não fazer ideia de como é a vida do antigo primeiro-ministro e acrescentando, em tom jocoso, que Sócrates está “afrontosamente bronzeado”. Tão bronzeado que, diz João Araújo, “parece que está nas Caraíbas”.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR