Chegada a época natalícia e o final do ano é altura de desejar boas festas e fazer o balanço dos meses que passaram. Numa inspiradora carta aos trabalhadores da Apple, o presidente executivo da empresa, Tim Cook, enviou os votos festivos e aproveitou para agradecer o esforço de toda a equipa – não, não apenas no êxito dos produtos lançados, mas também pela angariação de fundos para o combate à sida.

“Estou extremamente orgulhoso do trabalho que vocês e as vossas equipas têm feito para tornar a Apple uma força pelo bem no mundo, tanto pelos nossos produtos, como por fazer a diferença em questões que tocam milhões de vidas”, escreveu Tim Cook, na carta divulgada pelo blogue iClarified.

O líder da empresa enaltece o facto de a Apple fornecer tecnologias às escolas que mais precisam nos Estados Unidos e de ser um exemplo de sustentabilidade, com os centros de dados alimentados totalmente por energias renováveis. Também refere a criação de empregos e o esforço pela melhoria das condições de trabalho dos empregados da empresa. “O sucesso da nossa empresa está na criação de empregos e oportunidades para os trabalhadores de todos os setores da vida. Estamos dedicados à promoção da igualdade, diversidade e direitos humanos no local de trabalho, desde os nossos escritórios corporativos até às fábricas.”

Porém, uma reportagem da BBC, divulgada esta semana, mostra as más condições de trabalho a que são sujeitos os funcionários de uma fábrica onde é produzido o iPhone 6, na China, e também nas fábricas que fornecem componentes tecnológicos para a Apple, localizadas na região de Bangka, na Indonésia. Trabalho infantil, horários de trabalho superiores a 12 horas e condições de perigo eminente, são alguns dos problemas reportados. Uma reportagem que deixou a administração da empresa incomodada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O lançamento do iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, são dois dos maiores motivos de orgulho da empresa que Tim Cook cita na carta. Também o iPad Air 2 ou o novo iMac são referidos, especialmente no ano em que o computador Macintosh comemora 30 anos.

“As pessoas adoram os produtos da Apple, o que significa que eles amam o trabalho que vocês fazem. Ter a noção de que se fez algo importante para alguém é uma poderosa recompensa – uma coisa que espero que sintam durante a época natalícia e durante todo o ano. Não há nada como isto.”

Aproveitando para falar dos esforços da equipa para desenvolver o Apple Watch, um verdadeiro computador de pulso, o presidente executivo refere que: “A maioria dos clientes nunca saberá o quão duro o vosso trabalho e o dos vossos colegas é para que isto se torne uma realidade, mas vão apreciar o imenso cuidado e esforço por trás do Apple Watch a partir do momento que lhe ponham a vista em cima.

As pessoas adoram os produtos da Apple, o que significa que amam o trabalho que vocês fazem.”

Tim Cook não acaba a carta sem dizer que todos, na empresa, conseguiram angariar mais de 20 milhões de dólares (mais de 16 milhões de euros) para o Fundo Global de Luta contra a Sida em África. O que eleva para 100 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros) os fundos angariados no âmbito do projeto RED.