Natal não é Natal sem o peru recheado, sem os coscorões, as filhoses, as fatias douradas cheias de açúcar ou uma mesa cheia de chocolates para ir alimentando a noite. Emagrecer é palavra proibida, mas é possível não engordar — palavra da nutricionista Iara Rodrigues. O primeiro passo é programar bem esta fase para minimizar os excessos. Nesta fase passamos muitas horas à mesa rodeados de tentações, pelo que a primeira chave do sucesso está no auto-controlo. Depois vêm as estratégias: limitar as quantidades ingeridas, adaptar alguns métodos culinários e substituir ingredientes por outros mais benéficos (ou menos prejudiciais à forma física e, sobretudo, à saúde).

  • Controlar os fritos. Fritar os alimentos faz com que estes fiquem mais calóricos. As fatias douradas ou os coscorões estão muito expostos a esse processo e cada unidade dispara em calorias. Iara Rodrigues sugere que prefira sempre gorduras de origem vegetal, como o azeite ou o óleo de coco.
  • Doces saudáveis? Sim. Iara sugere aos seus pacientes algumas receitas mais saudáveis: experimente fazer pudins, arroz doce e/ou aletria com leite magro ou bebida vegetal; para simular uma panna cotta, junte gelatina com fruta e iogurte; faça várias saladas de fruta diferentes e opte por bolos que não levam gordura na confeção, como o pão-de-ló. Substitua o açúcar branco por açúcar mascavado ou açúcar de coco.
  • Provar não significa devorar. Claro que não é preciso comer 20 fatias douradas para dizer se estão saborosas ou não. Aqui é essencial controlar o impulso da gula. “Se tem 10 sobremesas à sua frente, de certeza que há 3 ou 4 que gosta mais. Prove só essas. É preciso evitar excessos só porque sim.” Aproveite para comer aqueles pequenos prazeres de que se tenta privar no resto do ano, mas vá faseando ao longo do dia: uma depois do almoço, outra ao lanche, e outra depois do jantar.
  • Peru e bacalhau. O grande perigo desta fase não está nos pratos convencionais, como o peru e o bacalhau, mas sim nos aperitivos e nas sobremesas, sentencia Iara Rodrigues. No entanto, aqui também é possível cortar umas calorias. Controle o sal no bacalhau e não o “regue” com azeite — o azeite é uma das gorduras mais saudáveis, mas não deixa de ser uma gordura. Acompanhe o bacalhau com muitas hortaliças — a couve e a cenoura são bem-vindas, a batata é dispensável. No caso do peru, o perigo está no recheio de enchidos. Corte o máximo possível e acompanhe a carne branca com arroz branco. “Evite fritar o arroz e acompanhe o peru com salada”, sugere a nutricionista.
  • O álcool também conta. Primeiro, a dor dos factos: uma grama de álcool equivale a 7 calorias. Quanto mais álcool tiver uma bebida, mais calórica é. Por exemplo, uma cerveja com 330ml corresponde a 110 calorias e um copo de vinho de 200ml com 12º corresponde a 134 calorias. Aqui, prefira o “vinho tinto maduro ou o champanhe”.
  • Por último, pode aproveitar as ruas iluminadas e decoradas a rigor para passear. Pelo menos conseguirá queimar umas dentadas de bolo-rei.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR