FC Porto e Sporting, respetivamente campeão e vencedor da Taça de Portugal de andebol, disputam no sábado a Supertaça, na Maia, com o favoritismo dos “dragões” a ser, novamente, posto à prova pelo “leão”, detentor do troféu.

Apesar de o FC Porto dominar nos últimos anos o campeonato, com a conquista do “hexa”, a verdade é que nas várias finais entre ambos tem sido o Sporting o mais consistente, em jogos extremamente competitivos e emotivos por norma.

Nas últimas épocas, foram três as finais disputadas entre ambos, pendendo sempre a favor dos lisboetas, com uma garra que tem contrariado a supremacia dos portuenses em termos nacionais.

Na temporada passada, na Supertaça, o Sporting impôs-se, no prolongamento, por 33-32, decidindo no tempo extra como o havia feito na Taça de Portugal (30-28), prova que também festejou sobre o rival na época anterior, novamente por equilibrado 26-25.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na última final, em Viseu, o cubano Frankis Carol foi decisivo, destacando-se com 11 golos.

Já este ano, no campeonato, a emoção persiste: à 10ª jornada, a 19 de novembro, os “dragões” impuseram-se em Alvalade por 24-23, com Gilberto Duarte a dar, nos últimos segundos, o triunfo aos “azuis e brancos”, que estiveram quase o jogo todo em desvantagem.

O FC Porto lidera o campeonato com o pleno de 14 triunfos (42 pontos), enquanto o Sporting é terceiro com 36 (um empate e duas derrotas), a um do ABC, segundo.

Se vencer, o FC Porto isola-se na liderança do “ranking” de triunfos na Supertaça, chegando ao sexto cetro, mais um do que o ABC, com quem partilha o comando.

Já o êxito dos “leões” leva-os aos mesmos quatro triunfos do Benfica, no terceiro lugar, num “ranking” em que o Belenenses completa o grupo com um troféu.

A Supertaça vai ter lotação esgotada a partir das 18h00 de sábado no Pavilhão de Águas Santas, Maia.