Adolf Hitler nasceu a 20 de abril de 1889 na cidade de Braunau, na Áustria. Mas a herança deste nascimento atormenta a cidade ainda hoje e o governo austríaco não sabe o que fazer com a casa onde o ditador nasceu e que está desocupada desde 2011. Por via das dúvidas, o executivo paga a renda de 4800 euros à proprietária para impedir que ali se instalem organizações neo-nazis e romarias de admiradores do líder nazi. Um deputado russo ofereceu-se para comprar a casa e destruí-la em 2012, mas proposta foi recusada pela proprietária.

Aliás, a proprietária conhecida apenas como Gerlinde P. não parece interessada em vender o imóvel e tem dificultado obras no edifício, que se encontra em mau estado de conservação, depois de ter sido ocupado durante vários anos por uma creche e um centro de dia para pessoas com deficiência. Estas instituições de beneficência abandonaram o prédio em 2011 – os pais de Hitler ocupavam apenas um pequeno apartamento no prédio, que aquando o nascimento do ditador tinha no piso térreo uma estalagem – e desde essa altura é o governo austríaco que paga a renda de cerca de 4800 euros para manter longe deste lugar quaisquer inquilinos que pretendam despertar o lado mais negro do edifício.

Para prevenir a veneração deste sítio como local de culto para neo-nazis, o prédio está proibido por lei de se transformar em museu e apenas pode ser usado para fins sociais ou educacionais. No entanto, a proprietária recusou recentemente que ali se instalasse uma escola para adultos segundo relata a revista alemã Focus. Assim, desde 2011, o executivo austríaco pagou mais de 150 mil euros de renda e a polémica ainda não tem fim à vista segundo uma recente reportagem da BBC que diz que ainda não há solução para o dilema desta casa.

Em 2012, um deputado russo, Frantz Klintsevich, eleito pelo partido Rússia Unida – força política do presidente Vladimir Putin – tentou angariar 2,2 milhões de euros para comprar a casa. Na altura, Klintsevich disse que compraria a casa “num piscar de olhos” para a “destruir de forma ostensiva”, disse à Der Spiegel. No entanto, a dona do imóvel não parece disposta a desfazer-se desta propriedade e para já não há solução para a casa onde nasceu o ditador do III Reich.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR