O Governo quer fazer chegar às empresas 4,4 mil milhões de euros em 2015, financiados através dos programas do novo quadro de fundos comunitários, Portugal 2020, afirmou esta terça-feira o ministro da Economia, António Pires de Lima.

“Temos a expetativa de fazer chegar 4,4 mil milhões de euros às empresas em 2015”, disse o ministro numa conferência de imprensa que assinalou a abertura dos primeiros concursos para empresas no novo Portugal 2020.

Pires de Lima sublinhou que Portugal “parte para 2015 com um triplo pacote favorável ao investimento”, que assenta na reforma do IRC, no código fiscal do investimento e nos fundos comunitários, dos quais 9,5 milhões de euros se destinam à competitividade e inovação.

Segundo o ministro, esta verba é 20% superior à do anterior quadro de apoios comunitários (QREN), que vigorou entre 2007 e 2013 e termina definitivamente em 2015.

O Compete 2020, o programa de fundos comunitários destinado às empresas e cujos primeiros concursos foram lançados esta terça-feira “dá continuidade a um programa que apoiou mais de oito mil empresas”, acrescentou o governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR