As celebrações de Ano Novo na China, mesmo antes da meia-noite, não correram bem. Pelo menos 36 pessoas morreram esmagadas na baixa de Xangai, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, citada no The Guardian. Mais de 40 pessoas ficaram feridas.

O incidente ocorreu quando faltavam 25 minutos para a meia-noite, em Xangai, na zona popular de Bund. As causas são ainda desconhecidas e permanecem sob investigação. A agência chinesa avança no entanto que na causa do acidente pode ter estado o lançamento de panfletos publicitários a um bar que foram confundidos com notas de cem dólares americanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Incidentes fatais com este não são raros na China, o país mais populoso do mundo. No passado, as debandadas ocorreram sobretudo devido a falhas de segurança”, assinalou a Xinhua.

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu uma investigação imediata para apurar as causas da debandada.

Segundo o site Euronews, a maioria dos feridos foi encaminhada para o hospital central da cidade.

Na semana passada, o jornal Shanghai Daily tinha avançado que os tradicionais festejos de Ano Novo, em Bund, que regra geral atraem cerca de 300 mil pessoas, tinham sido cancelados.

A precipitada debandada de pessoas foi uma das mais graves tragédias do género de que há memória na China, segundo indicou a agência noticiosa oficial Xinhua. Em janeiro passado, uma debandada numa mesquita de Ningxia, no norte do país, causou 14 mortos, e há três meses, seis alunos de uma escola primária de Yunnan morreram depois de uma escadaria ter ficado bloqueada.

Há cerca de dez anos, durante uma festa tradicional nos arredores de Pequim, uma debandada numa ponte provocou 37 mortos.