“Não é certo que volte a tocar guitarra outra vez. A banda já me lembrou que nem eles nem a civilização ocidental dependem disto”, é desta maneira irónica que Bono Vox fala do acidente de bicicleta que o mandou para o hospital. O vocalista partiu o braço em seis sítios num acidente de bicicleta por ocasião da comemoração dos 54 anos de idade e teme agora que as consequências sejam mais graves do que pensou no início.

O vocalista dos U2 escreveu aos fãs uma mensagem em jeito de balanço de 2014 – A little book of a big year: Bono’s A to Z of 2014 – onde avisa que vai suspender as aparições públicas nos próximos tempos para se concentrar na reabilitação e voltar em força na Tour do grupo deste ano.

Na página da banda, Bono escreveu que a recuperação está mais complicada do que esperava inicialmente e que teme que as consequências sejam mais graves. Bono diz que a culpa do acidente – “freak accident”, como lhe chamou – foram apenas suas e que agora vai ter de ficar em recuperação, até porque além do braço, Bono sofreu ferimentos num ombro e ainda num olho.

No último mês, Bono já falhou alguns compromissos da banda como a presença no programa Tonight Show de Jimmy Fallon ou no concerto na Timesquare de apoio à luta contra a Sida onde a banda participou e tocou com The Boss, Bruce Springsteen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A notícia das dificuldades de recuperação do vocalista da banda irlandesa fazem correr tinta e provocam a reação dos fãs. Na rede social Twitter nasceu uma hashtag para que os fãs desejam as melhoras a Bono. #getwellbono tem sido um sucesso no Twitter com a partilha de centenas de fotografias e mensagens.

Se fizer o que prometeu na mensagem aos fãs, Bono estará fora até dia 14 de Maio, quando tem o primeiro concerto da nova tournée da banda em Vancouver, Canadá. Para já há concertos marcados em 19 cidades, algumas na Europa, mas não está prevista a passagem por Portugal.

Até lá, como nos próximos cinco meses a voz de Bono ao vivo estará silenciada, pode sempre ir ouvindo o último álbum da banda.

Para este álbum, o português Vhils fez o videoclip de uma das músicas, Rais by Wolves, que pode ver aqui.