Os portugueses votaram na palavra “corrupção”. Não enquanto ação, mas enquanto palavra, foi a escolha nacional para palavra de 2014 com 25% dos votos. A seguir à “corrupção”, 22% dos portugueses apotaram em “xurdir” e só no final escolhem “selfie”. Estes são os lugares do pódio no concurso de “Palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora.

O anúncio foi feito esta segunda-feira na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, e os presentes já esperavam os resultados. Antes do Natal, a agência Lusa já anunciara que a “corrupção” liderava as preferências dos portugueses no site da infopedia.pt onde qualquer pessoa podia votar.

Para a editora, a escolha tem na sua base “os vários casos de suspeita de corrupção que foram sendo conhecidos ao longo do ano passado e a consequente atenção dada pelos media, que alimentou debates e conversas, terão influenciado a escolha feita pelos portugueses”, explica em nota enviada à imprensa.

Embora na lista das palavras a votação houvesse vários neologismos e estrangeirismos, tanto em 2014 como em 2013, foram palavras portuguesas, e que fizeram parte do dia-a-dia nacional, que venceram o sufrágio. Em 2012, a vitória foi entregue à expressão “entroikado” e, no ano anterior, ganhou a “austeridade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR