Não são propriamente novidade nos tempos modernos da informática, mas provavelmente nunca estiveram disponíveis em tanta quantidade nem foram tão fáceis de jogar: o Internet Archive disponibiliza 2400 jogos MS-DOS, online e gratuitamente. Utiliza um novo emulador chamado EM-DOSBOX que permite jogar na internet sem que seja preciso instalar qualquer aplicação.

Quem viveu a adolescência nos anos 1990 lembra-se dos salões com mesas de bilhar, snooker e máquinas, muitas máquinas de jogos arcada, caixas grandes onde se jogava em pé ou sentado num banco alto. Existiam nas grandes salas mas também estavam espalhados pelos cafés do país inteiro. Com moedas de escudos era possível passar horas com uma mão no joystick e outra nos dois ou três botões de diferentes cores. O comando controlava o movimento e os botões os disparos, murros e pontapés. Havia máquinas para um ou para dois jogadores, consoante o tipo de jogo.

Foram serões de disputa e campeonatos, a feijões ou imperiais. Jogos como o “Street Fighter” ou “Indiana Jones” eram motivo de diversão e escape para a violência. E não eram apenas jogos para rapazes, muitas mulheres tornaram-se mestres nas artes da pancadaria informática.

Nesta página do Internet Archive há de tudo um pouco, a maioria são jogos de ação, aventura e de estratégia, mas há também pornografia, (ao estilo MS-DOS, com poucos pixels, claro), daí que alguns dos jogos disponíveis sejam, como se diz na gíria informática, NSFW (Not Safe For Work), por isso tenha cuidado e pudor nestes momentos de distração. E assegure-se que os seus colegas não descobrem o link. Alguém tem de continuar a trabalhar…

Os jogos estão disponíveis aqui. Divirta-se!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR