A internet vai e volta. Desliga e volta a ligar, umas vezes melhor e outras pior. Mas será que consegue otimizar o serviço? A Vox reuniu alguns truques fáceis para diminuir o pesadelo das perdas de rede, apenas utilizando de forma eficaz o router de internet.

1 – Router no centro da casa

Tem o router num canto da casa ou perto da janela? É uma má ideia. O router envia sinais em todas as direções, por isso, nestes locais apenas desperdiça sinal de internet. O ideal é tê-lo no centro da casa para conseguir abranger o máximo de espaço possível. Se, por outro lado, já o tem no centro da casa mas continua a ter zonas onde não apanha internet o conselho é comprar mais alguns cabos e movê-lo de maneira a ter sempre internet onde precisa.

2 – Levante o router

O local a evitar será sempre o chão. O sistema está desenhado para que o sinal chegue de maneira descendente, uma vez que é transmitido através da antena. Esse sinal tem sempre dificuldade em ultrapassar materiais sólidos, metal e betão por exemplo, que na maioria das vezes estão presentes no chão. Basta colocar o aparelho a uns metros do chão e, claro, sem ser numa cave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 – Router na divisão onde mais se usa a internet

O router até pode estragar a decoração que pensou, ao pormenor, para a sala, mas se é lá que mais usa a internet é onde ele deve estar. Embora o objetivo seja que ele transmita para um maior espaço, será sempre na divisão onde ele se encontra que o sinal será maior.

4 – Não tape o router

Como já dissemos, o sinal é absorvido por materiais sólidos, por isso se tiver o router, por exemplo, dentro de um armário é possível que o que acaba por passar seja apenas um leve sinal. O teste deve ser conseguir ver o aparelho do local mais longe possível.

5 – Router longe de outros aparelhos eletrónicos 

Todo o tipo de aparelhos eletrónicos pode interferir com sinal. Todos mesmo, mas principalmente micro-ondas, televisões e telemóveis. Por isso, se comprou um armário que lhe permite ter arrumado a televisão, a consola e o leitor de DVD, provavelmente o melhor é afastar o router dele.

6 – Posicione as antenas na vertical

Olhe para o seu router. Está a ver as duas antenas que estão posicionadas em cada um dos extremos? Estão deitadas, ou inclinadas? Altere para a posição vertical, dessa forma o sinal vai ser enviado na horizontal e, por isso, cobrir uma maior zona da casa. Contudo, há especialistas que sugerem que deve posicionar uma antena na vertical e outra na horizontal, isto porque a orientação das antenas internas dos equipamentos (computador, tablet e smartphone) é variável. Deste modo, garante uma receção mais eficiente do sinal nos diferentes equipamentos.

7 – Meça a força do sinal

Está a fazer tudo bem, mas continua sem ter internet no quarto? Há aplicações, como a Cloudcheck ou a Amped’s Wi-Fi Analytics, que lhe permitem verificar a força do sinal à medida que anda pela casa. Podendo assim perceber qual o melhor local para o seu router.

8 – Configure o Software do router

A configuração do software pode significar, em alguns casos, maior força do sinal. Para o fazer deverá precisar do endereço IP, que costuma estar num autocolante na base do router. Depois de aceder às definições tem duas hipóteses, pode alterar o canal do router, que terá mais resultados se o seu aparelho for antigo. Os canais dos aparelhos mais antigos podem causar interferências entre eles, esses costumam operar com 14 frequências, normalmente os canais 1, 6 e 11 são os melhores.

A segunda hipótese é fazer a atualização do firmware (o código interno do router). Esta opção só é possível em alguns tipos de router, por isso deve ver primeiro se há uma nova atualização disponível para o seu.

9 – Verifique o serviço de internet que contratou

O problema nem sempre é do router. Para testar, basta ligar o computador diretamente à rede e verificar se tem sinal. Se for lento, ou não tiver sinal tente descobrir um plano melhor com a sua operadora.

1o – Novo e mais forte equipamento

Já fez os nove testes, mas nada deu resultado. Pode precisar de um novo aparelho, ou apenas de trocar a antena para uma com mais sinal. Hoje em dia, o mercado está servido de routers mais fortes e até de aparelhos que permitem repetir o sinal noutras divisões.