É pontual? Nunca chega a horas ao trabalho e os seus amigos queixam-se do tempo que passam à sua espera? Se as respostas tiverem sido sim e sim, então este artigo é para si. A revista Time perguntou a Diane Gottsman, uma perita em protocolo da Escola de Texas, quais os truques que os mais pontuais usam para chegar sempre a horas. O Observador deixa-lhe estas nove dicas para (tentar) ter uma pontualidade britânica.

1 – O despertador tocou? Levante-se

De manhã o filme repete-se: toca o despertador, pensa-se “é só mais um minuto”, fecham-se os olhos e quando se voltam a abrir já passou meia hora. Acabamos por não ter tempo para nada, toma banho a correr e… Acabamos atrasados. Reconhece a história? O truque é levantar-se mal o despertador toca e resistir ao botão snooze.

2 – Planeie a manhã depois do jantar

Lembra-se quando a sua mãe perguntava todas as noites “a mochila já está pronta”? Siga-lhe o conselho. A especialista conta que as pessoas mais organizadas preparam a manhã na noite anterior. O pequeno-almoço em cima da mesa da cozinha, a roupa escolhida e as chaves, por exemplo, num sitio visível para que não se esqueça de nada, ou para não voltar atrás.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 – Acabe as tarefas a tempo 

As pessoas pouco pontuais têm tendência a perder a noção do tempo, por isso deve fazer um mapa de tarefas diárias e aperceber-se do tempo que demora a terminar cada uma. Só deve passar para a seguinte quando aquela que tiver em mãos estiver concluída.

4 – Reconhecer um padrão e corrigi-lo

Fica sempre preso no semáforo do cruzamento com a rua onde trabalha? O tempo que o sinal demora a passar para verde parece uma eternidade, entretanto olha para o relógio e já está atrasado? Tente sair mais cedo de casa e assim, mesmo que o sinal esteja vermelho o tempo de espera já não o afeta. “Conheça as suas idiossincrasias”, resume a especialista.

5 – Enfrente os “tempos mortos”

Psicologicamente a falta de pontualidade pode ser explicada pelo medo de se ficar sozinho e sem nada para fazer. Tenha sempre consigo uma lista de tarefas, e em vez de chegar tarde à próxima reunião chegue mais cedo e aproveite para responder a emails ou delinear o trabalho para o dia. Segundo a psicóloga ouvida pela revista americana, sentir-se-á constantemente realizado.

6 – Vença o síndrome “só mais uma coisa”

Vai jantar com os seus amigos, mas vinte minutos antes surge uma coisa para fazer o pensamento não deve ser: “Ainda dá tempo”. Lembra-se do conselho número dois e do número 3? Lute contra o impulso de fazer mais uma tarefa e respeite a agenda.

7 – Reserve tempo para uma emergência

Até tem uma agenda e planeia o seu dia-a-dia, mas é sempre no momento em que está com uma tarefa em mãos que lhe ligam da escola dos seus filhos? Tenha sempre dois blocos livres na sua agenda, um de manhã e um à tarde. Assim permite-lhe ter uma maior maleabilidade de horários e estar preparado para qualquer emergência.

8 – Torne-se um perito em cálculo

Nos primeiros dias planeie tudo ao pormenor, tudo mesmo. A rotina da manhã, o tempo que demora a chegar do quarto à casa de banho, o tempo que demora no elevador, o tempo que o computador demora a iniciar e tudo o que se lembrar. Aos poucos vai tornar-se perito a calcular o tempo que cada tarefa demora e pode combinar as horas com a certeza de que não chegará atrasado.

9 – Conheça o seu relógio biológico

Concentra-se mais e tem mais energia de manhã? Então mude para esse horário as tarefas que lhe dão mais trabalho. Assim otimiza os resultados do seu trabalho e tem menos tendência a arrastar tarefas.

Por agora chega. Se quiser tentar, mande-nos os resultados e mate a nossa curiosidade. Boa sorte.