A Galeria Nacional de Arte de Washington colocou na sua página de Internet uma coleção com cerca de oito mil obras criadas pelo fotógrafo e documentarista Robert Frank. Produzidas entre 1937 e 2005, entre elas encontra-se a famosa coleção de fotografia “Os Americanos”, que marcou a forma de fotografar da segunda metade do século XX.

Fotografias recentes e vintage, negativos, folhas de contacto, três livros encadernados com fotografias originais, material técnico, vários papéis, livros e gravações. Na impossibilidade de mostrar in loco o enorme espólio de Robert Frank, atualmente com 90 anos de idade, a Galeria Nacional de Arte de Washington colocou tudo o que possui na Internet, à disposição de todos os que queiram ver.

A lista é longa, mas organizada. Aqui é possível conhecer todos os dados em relação às fotografias, por ordem cronológica e com todos os dados importantes à consulta. Depois, basta pesquisar os itens por título, palavras-chave, proveniência, ou o número de acesso, no motor de busca da Galeria.

Nascido na Suíça, foi a fotografar a América que Robert Frank produziu um dos trabalhos mais marcantes da (longa) carreira. As 83 fotografias foram lançadas num livro chamado “Os Americanos”, em 1958, e retratavam de forma diferente o quotidiano de dezenas de desconhecidos e a vida tal como ela era nos anos 50 nos Estados Unidos. Em 2009, a propósito dos 50 anos do lançamento do livro, a Galeria Nacional de Arte de Washington dedicou-lhe uma exposição. A curadora, Sarah Greenough, descreveu “Os Americanos” como “O livro de fotografia mais importante depois da segunda Grande Guerra”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR