Neil deGrasse Tyson é o apresentador da renovada série Cosmos, recuperando o clássico de Carl Sagan produzido pela National Geographic e que em Portugal passa na RTP2. É também um dos melhores divulgadores de ciência do mundo anglo-saxónico, com presenças famosas nos media e em debates e conferências.

E desta vez teve um interlocutor muito especial: uma criança de seis anos. Numa sessão de divulgação científica, a criança – que se chama Jack – fez a pergunta que muitos adultos fazem “Qual é o sentido da vida?”
E o astrónomo, sem condescendências nem paternalismo, deu uma resposta excelente que merece ser repetida muitas vezes. No vídeo Tyson explica que muitas vezes as pessoas presumem que o sentido da vida é algo que as pessoas podem procurar e encontrar, sem considerar a possibilidade de que o sentido da vida é algo que se cria – para nós e para os outros. E continua:

“Por isso, quando penso no sentido da vida, pergunto-me: aprendi alguma coisa hoje que não soubesse ontem? Isso leva-me um bocadinho mais perto de conhecer os segredos do universo, por mais longe que eles estejam.”

Explicando que “aprender é estar mais perto da natureza e o saber permite influenciar os acontecimentos”, essa pergunta não é eterna e impossível de responder, é “algo que está ao alcance”. Veja o vídeo, que vale bem a pena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR