O conflito entre ucranianos e russos, que se arrasta há cerca de nove meses, voltou a aquecer. No últimos dias, os separatistas pró russos tomaram o território do aeroporto de Donetsk e os militares ucranianos foram obrigados a responder com “uma operação em massa”, lançada durante a madrugada de domingo. A resposta foi dada um dia depois de três militares ucranianos perderem a vida e 18 sofrerem ferimentos. O porta-voz militar da Ucrânia, Andriy Lysenko, já anunciou que o território perdido para os separatistas nas últimas semanas foi já retomado.

 “Tomámos a decisão de fazer um bombardeamento em massa. Conseguimos limpar quase completamente o território do aeroporto, que pertence ao território das forças ucranianas, conforme delineado por linhas de separação militares”, declarou à comunicação social.

Lysenko garantiu não ter violado o plano de paz estabelecido no Protocolo de Minsk, cujos 12 pontos foram acordados em setembro último, uma vez que a Ucrânia retomou a situação anterior das linhas de batalha. O acordo assinado entre russos e ucranianos, com a intervenção da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, além de prever um cessar-fogo imediato, previa eleições locais antecipadas acerca do regime de governo de regiões como Oblasts de Donetsk e de Lugansk. Previa também a retirada de grupos armados ilegais e equipamento militar.

Na última semana, no entanto, separatistas russos tomaram o aeroporto regional fazendo reacender o conflito que, em nove meses, já fez 4800 mortos. Este domingo, a um dia da visita oficial da primeira-ministra polaca, Ewa Kopacz, que vai reunir-se em Kiev com seu homólogo ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, as tropas ucranianas dizem ter a situação controlada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a Bloomberg, Poroshenko, o presidente da Ucrânia, e a chanceler alemã, Angela Merkel, pediram uma reunião imediata com a Rússia e com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa. As principais condições para as novas negociações de paz são o encerramento da fronteira russo ucraniana, a retirada de armamento pesado e a libertação de todos os reféns.

Mais de 40 cidades e aldeias da região de Donetsk, principalmente perto do aeroporto, permanecem sem eletricidade. O aeroporto tem sido um alvo simbólico para os dois lados do conflito. O The Independent, que mostra imagens da destruição do aeroporto captadas por um drone, recorda que foi construído em 2012 para o Campeonato Europeu de Futebol. O governo ucraniano gastou cerca de 10,5 mil milhões de euros para construir o aeroporto, que agora estão no estado que as fotografias divulgadas pelo Twitter mostram.