A viralidade do romance. Em 2012, os amigos e designers Tim Goodman e Jessica Walsh estavam solteiros e descontentes com os seus hábitos de namoro, pelo que decidiram sair em encontros um com o outro. Mais do que isso, optaram por relatar a experiência num blogue, uma espécie de diário digital com confissões de ambas as partes. O projeto 40 Days of Dating (“40 Dias de Namoro”, em português) começou em março de 2013, não sem antes serem estipuladas algumas regras infalíveis: os dois tinham de se ver todos os dias, ir à terapia de casais uma vez por semana, fazer uma viagem de fim de semana juntos e não sair com outras pessoas.

O tom confessional foi ridicularizado por muitos, mas o projeto conseguiu a proeza de angariar uma legião de fãs — nos primeiros dias, após o lançamento do blogue, contavam-se meio milhão de leitores — que agora tem um novo motivo por que sorrir: o livro baseado na história protagonizada pelos amigos que se tornaram amantes e, consequentemente, ex-namorados é lançado esta terça-feira, dia 20 de janeiro.

A obra construída em torno do diário de encontros reúne mais informação do que aquela já divulgada online. Há páginas que contam o que aconteceu depois de o casal ter terminado a relação que tanto deu que falar. “Nós documentámos e mantivemos diários de tudo o que aconteceu no ano seguinte à experiência”, disse Goodman à ABC News. “Falámos sobre quem éramos antes do projeto, regressando às nossas infâncias. Temos ensaios de terceiros sobre o amor e sobre o namoro”.

O sucesso do blogue não se mede apenas com o lançamento do livro, até porque a Warner Brothers adquiriu os direitos de autor da história em setembro de 2013. Diz o jornal britânico The Guardian que este é o conto contemporâneo ideal para Hollywood. E não é de admirar. Ainda a experiência estava a decorrer e a dupla era interrompida na rua, com pessoas a aproximarem-se de ambos e a contarem como se identificavam com a narrativa relatada por Goodman e por Walsh.

Quando os 40 dias chegaram ao fim, o duo publicou um vídeo no blogue onde ambos leram as últimas entradas do diário. No vídeo, Goodman terminou a relação com Walsh, ela que ficou demasiado emotiva para continuar a ler. No entanto, a bonança estaria prestes a chegar: seis semanas depois, Walsh conheceu a pessoa com quem se viria a casar. Goodman, que esteve presente na cerimónia, continua solteiro e a ser reconhecido como o “tipo” dos 40 Dias de Namoro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR