O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje, na Índia, que está otimista em relação à estabilidade económica da Europa e em particular da zona euro.

“A questão decisiva era: a Europa vai continuar numa trajetória estável?”, disse Schäuble aos jornalistas após uma reunião com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. “Como sabem estou otimista” em relação a isso, continuou, citando a União Bancária e os esforços reformistas de alguns países.

“A França está claramente a avançar nas reformas”, apontou o ministro alemão.

A situação na Grécia, onde se realizam eleições legislativas no próximo domingo, não foi abordada, indicou Schäuble, adiantando que os seus interlocutores o questionaram sobre “os acontecimentos de Paris e os desenvolvimentos relacionados com fundamentalistas”.

O ministro alemão reuniu-se também com representantes da indústria e com o líder da oposição, Rahul Gandhi. Na terça-feira, tem previsto um encontro com o seu homólogo indiano, Arun Jaitley.

Schäuble sublinhou a importância da relação entre os dois países, numa altura em que a Alemanha assume este ano a presidência do G7, os sete países mais desenvolvidos.

Modi deverá deslocar-se à Alemanha em abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR