Os irmãos e realizadores norte-americanos Joel e Ethan Coen vão presidir este ano ao júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes, marcado para maio em França, anunciou a organização.

É a primeira vez, em mais de 60 anos da história do festival europeu, que duas pessoas presidem ao júri que atribui a Palma de Ouro, o mais importante galardão de Cannes.

Em comunicado, a direção do festival explica que em 2015 celebram-se os 120 anos da invenção do cinema, pelo que Cannes “tem o prazer de reconhecer, através dos Coen, o trabalho de todos os ‘irmãos do cinema’, que, desde Louis e Auguste Lumière, enriqueceram a história” do cinema.

“Presidir a um júri é uma honra especial, uma vez que nunca fomos presidente de coisa alguma”, afirmaram os realizadores, citados no mesmo comunicado, sublinhando que Cannes lhes permitirá ver filmes de todo o mundo e foi importante no começo da carreira de ambos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Joel Coen, de 60 anos, e Ethan Coen, de 57, têm uma longa ligação ao festival de Cannes, desde que conquistaram a Palma de Ouro com “Barton Fink”, em 1991, poucos anos depois do começo do percurso no cinema.

Os irmãos Coen, atualmente a rodar o filme “Hail Caesar!” com George Clooney, Scarlett Johansson e Tilda Swinton, conquistaram em 2013 o Grande Prémio do Júri com “A propósito de Llewyn Davis”.

Em Cannes, Ethan e Joel Coen receberam ainda os prémios de melhor realização com “Fargo” (1996) e “O barbeiro” (2001).

A 68ª. edição do festival decorrerá de 13 a 25 de maio.