Mundo

A marijuana medicinal vai ser legal na Jamaica

Há cerca de um século, a cannabis foi proibida na Jamaica. Desde 2013 que os países da Comunidade das Caraíbas discutem e analisam os prós e contras de legalizar a marijuana.

A comunidade rastafari será autorizada a utilizar, legalmente, a planta nas suas práticas religiosas

AFP/Getty Images

Autor
  • Catarina Fernandes Martins

Na música “Legalize Marijuana”, Bob Marley fazia um apelo: “Legalizem a marijuana/Aqui na Jamaica”. O pedido do cantor jamaicano pode estar perto de ser realizado. Esta sexta-feira, o Governo da ilha enviou para o Parlamento um projeto de lei que propõe a descriminalização da posse de pequenas quantidades de cannabis para fins terapêuticos. Segundo o El País, o projeto pode ser discutido na próxima semana.

Ao apresentar a proposta, o ministro da Justiça do país, Mark Golding, sublinhou as potencialidades económicas daquilo a que muitos chamam o “ouro negro”. “Temos de nos posicionar para aproveitar as vantagens das grandes oportunidades que esta indústria emergente oferece”, disse, citado pelo jornal espanhol.

Se for aprovada, a lei vai permitir a posse de até 300 gramas de marijuana e o cultivo até um máximo de cinco plantas. O projeto prevê ainda a criação de uma autoridade que ficará encarregue de regular o cultivo, a venda e a distribuição de cannabis com fins medicinais, científicos ou terapêuticos. A comunidade rastafari será autorizada a utilizar, legalmente, a planta nas suas práticas religiosas.

Há cerca de um século, a cannabis foi proibida na Jamaica, que é um dos únicos países das Caraíbas onde a planta não é tolerada. Desde 2013 que os países da Comunidade das Caraíbas discutem e analisam os prós e contras de legalizar a marijuana.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site