As ações da PT SGPS já tinham subido 24% na sessão de quinta-feira, dia da assembleia-geral para votar a venda PT Portugal à Altice e, nesta primeira sessão após a aprovação do negócio, os títulos voltam esta sexta-feira a negociar em forte subida na bolsa de Lisboa. As ações já estiveram a subir 21,7% para 96,4 cêntimos e ganhavam, pelas 10h30, 18,3% para 93,7 cêntimos, recuperando uma parte das fortes perdas acumuladas ao longo dos últimos meses marcados pela incerteza.

PT SGPS continua a recuperar em bolsa

PTC PL Equity (Portugal Telecom  2015-01-23 10-32-08

Com um segundo dia de forte valorização nas ações da PT, os títulos recuperam mais um pouco das perdas acumuladas ao longo dos últimos meses. Fonte: Bloomberg

A PT SGPS é uma ação da bolsa de Lisboa que representa a participação na Oi, empresa brasileira com quem foi feita a fusão e que é dona da PT Portugal, que inclui as operações portuguesas. Além dessa participação, tem também a dívida da Rioforte (que ainda não foi reembolsada já que a empresa está em insolvência) e um direito de opção de compra de mais ações da Oi-PT.

Foi a venda da PT Portugal que foi aprovada na assembleia-geral de quinta-feira, sendo agora provável que a venda à Altice, por 7.400 milhões de euros, prossiga. A empresa francesa, aliás, já arrancou esta sexta-feira com uma emissão de dívida no valor de 5.500 para ajudar a financiar a aquisição, segundo a Bloomberg.

João Mello Franco, presidente do Conselho de Administração da PT SGPS, garantiu na quinta-feira que a venda foi a “melhor solução”, mas o sindicato que representa os trabalhadores do grupo PT já prometeu analisar a possibilidade de avançar com uma impugnação do resultado da votação. Afastada a incerteza, ou pelo menos boa parte dela, as ações estão a refletir o encaixe com essa venda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR