O asteroide 2004 BL86 vai passar ‘próximo’ da Terra, mas a uma distância segura. Embora este seja a “rocha espacial” que mais perto passou do nosso planeta, não se aproximará mais do que 750 mil quilómetros – o equivalente a três vezes a distância à Lua -, divulgou a NASA (agência espacial americana).

O corpo celeste de meio quilómetro de comprimento só tem estado visível no hemisfério sul, mas no dia 26 de janeiro, que coincide com o dia em que estará mais próximo da Terra, estará visível no hemisfério norte, mesmo por observadores amadores desde que tenham telescópios ou binóculos potentes.

O movimento do asteroide 2004 BL86 e dos planetas entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro - NASA/JPL-Caltech

O movimento do asteroide 2004 BL86 e dos planetas entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro – NASA/JPL-Caltech

“Segunda-feira, dia 26 de janeiro será o dia em que o asteroide 2004 BL86 estará mais perto da Terra nos próximos 200 anos”, disse Don Yeomans, que foi coordenador do programa da NASA sobre objetos que passam próximo da Terra (Near Earth Object Program) durante 16 anos. “Há qualquer coisa sobre os asteroides que me faz olhar para cima”, continua Don Yeomans, dizendo que também estará de binóculos na mão.

“Embora não constitua nenhuma ameaça à Terra num futuro próximo, trata-se de um asteroide relativamente grande a uma relativa proximidade, e isso pode fornecer uma oportunidade única de o observar e aprender”, refere ainda Don Yeomans. A equipa da NASA espera recolher imagens geradas por radar – o equivalente a um sonograma que capta ondas, posteriormente transformadas em imagens tridimensionais. Todos os dados recolhidos serão, muito provavelmente novos, visto que do asteroide descoberto a 30 de janeiro de 2004 pouco se sabe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR