O Chandra, um observatório astronómico da NASA que usa raios-x para explorar o Universo, juntou-se às comemorações do Ano Internacional da Luz e divulgou uma série de fotografias inéditas, que pretendem mostrar a importância da luz na transmissão de informação.

As imagens, que incluem fotografias da galáxia Whirlpool e de uma antiga estrela, combinam informações recolhidas por vários telescópios capazes de captar formas diferentes de luz, como os raios-x. A “ciência da luz” é uma ferramenta muito importante para a Astronomia, pois permite desenvolver um conhecimento mais aprofundado do Universo, como refere o comunicado divulgado pela NASA. A construção de observatórios como o Chandra permite aos cientistas detetar vários formatos de luz, que vão desde as ondas de rádios até aos espetros eletromagnéticos.

O ano de 2015 foi declarado o Ano Internacional da Luz pelas Nações Unidas. A iniciativa partiu de um conjunto de entidades científicas e tem como objetivo alertar para a importância das tecnologias baseadas na luz para o desenvolvimento de soluções sustentáveis nas áreas da energia, educação, agricultura e saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR