O filme “Birdman“, uma obra do mexicano Alejandro González Iñárritu, conquistou, esta noite, a estatueta de melhor elenco nos prémios do Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG), atribuídos em Los Angeles. Na cerimónia foram também reconhecidos os elencos de séries como “Downton Abbey” e “Orange is the New Black”.

Como melhor atriz foi escolhida Julianne Moore, pelo trabalho em “Still Alice”, e que é agora grande favorita para os Óscares. Nos prémios de melhores atores secundários Patricia Arquette levou a estatueta pelo trabalho em “Boyhood” e J.K. Simmons pela sua interpretação em “Whiplash”.

“Birdman”, que levou o prémio mais importante da noite, viu o trabalho do seu realizador elogiado pelos atores no palco do Shrine Auditorium, de Los Angeles. “Este prémio é para Alejandro, para os produtores e para toda a equipa. Estou orgulhoso de integrar este grupo”, disse Michael Keaton, protagonista do filme. Pouco tempo depois seria a vez de Naomi Watts voltar a destacar as qualidades do realizador mexicano, classificando como um “génio”.

A alegria do grupo de “Birdman” não foi, contudo, completa, já que Michael Keaton perdeu na categoria de melhor ator para Eddie Redmayne pela sua interpretação em “A Teoria do Tudo”, filme que estreia em Portugal a 29 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este resultado poderá comprometer as aspirações do ator para a cerimónia dos Óscares. Isto porque, nos últimos 20 anos, o escolhido nos prémios SAG não ganhou a estatueta dourada apenas em quatro vezes. Na última década, coincidiu sempre.

No capítulo de televisão, a escolha de melhor drama recaiu sobre “Downton Abbey” e a de melhor comédia sobre “Orange is the New Black”. Para a série da Netflix foi também o prémio de melhor atriz, entregue a Uzo Aduba. William H. Macy, que dá vida ao decadente Frank Gallagher na série norte-americana “Shameless” venceu na categoria de melhor ator.

A cerimónia, realizada na noite de domingo, antecede a entrega dos Óscares marcada para 22 de fevereiro.

Os filmes “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, e “Birdman”, de Alejandro González Iñárritu, lideram as nomeações para a 87.ª edição dos Óscares, seguidos de “O jogo da imitação”, de Mortem Tyldum, com oito, “Boyhood – Momentos de uma vida”, de Richard Linklater, e “Sniper Americano“, de Clint Eastwood, ambos com seis nomeações, entre as quais as de melhor filme.

Bradley Cooper (“Sniper”), Steve Carrell (“Foxcatcher”), Michael Keaton (“Birdman”), Eddie Redmayne (“A toria de tudo”) e Benedict Cumberbatch (“O jogo da imitação”) estão nomeados para o Óscar de melhor ator, enquanto Julianne Moore (“o meu nome é Alice”), Marion Cottilard (“Dois dias, uma noite”), Felicity Jones (“A teoria de tudo”), Rosamund Pike (“Em parte incerta”) e Reese Witherspoon (“Livre”) foram nomeadas para melhor atriz. Meryl Streep soma a 19.ª nomeação, num papel secundário no musical “Caminhos da floresta”.