Estudantes do ensino superior, universidades e politécnicos começam “nas próximas semanas” a estudar a revisão do regulamento de atribuição de bolsas de estudo, disse à Lusa o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC).

A comissão vai envolver representantes dos estudantes, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), adiantou o presidente da AAC, Bruno Matias, que hoje foi um dos dirigentes académicos que esteve reunido com o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

A revisão do regulamento era uma exigência da AAC, que já por várias vezes tinha criticado o regulamento, pedindo a sua substituição por um “”mais justo e mais adequado à realidade que o país atravessa”.

Na reunião, os estudantes abordaram ainda a questão do bloqueio da plataforma informática da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) pela qual os alunos se candidatam à atribuição de uma bolsa de estudo, e que levou a atrasos na análise de processos, decisões e pagamentos, deixando alguns alunos em graves dificuldades financeiras.

Os estudantes pediram ao secretário de Estado um estudo sobre o que motivou este bloqueio, para evitar que ele se volte a repetir, recebendo a garantia de que os problemas informáticos não levaram a qualquer perda de informação dos processos dos alunos. Os dados avançados pelo governante aos dirigentes académicos apontam para cerca de 50 mil bolsas de estudo atribuídas até janeiro, “um acréscimo em relação a anos anteriores”, referiu Bruno Matias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR