A CP – Comboios de Portugal decidiu repor, a partir de domingo, quatro comboios dos 51 que tinham sido suprimidos desde o dia 18 de janeiro, com o alargamento de 30 minutos da hora de ponta. Desde esse dia que a linha de Cascais passou a ter menos 51 comboios – os que faziam o trajeto rápido (sem parar em todas as estações) entre as 10h00 e as 17h00 – e novos horários de circulação.

Nesta linha, que liga a vila ao Cais do Sodré, em Lisboa, passando ainda por Oeiras, circulavam 251 comboios por dia e agora circulam 200. A decisão, segundo a CP, surgiu após uma análise feita à procura daquela linha férrea, em que se constatou que o volume total de passageiros naquele período, cerca de 11%, não justificava a frequência de comboios rápidos.

No entanto, cinco dias depois, a CP comunicou que iria repor quatro comboios, dois até Cascais e outros dois até Oeiras, alargando a hora de ponta, que antes vigorava das 17h00 às 20h00, para as 20h30.

“Desde o início que dissemos que íamos monitorizar a situação e, dado que os autarcas se manifestaram e se reuniram connosco, chegámos a esta conclusão, de forma consensual”, disse à agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR