Camarão congelado com formigas. A sugestão é de René Redzepi, chef há 15 anos do restaurante Noma – eleito o melhor do mundo em 2014 entre 50 candidatos. O júri da eleição diz que o Noma “eleva a generosidade da natureza a outros níveis”, e é precisamente a ousadia nos produtos naturais que está a fazer notícia na Quartz e na Bloomberg.

O restaurante fica em Copenhaga, na Dinamarca. René Redzepi foi desafiado a criar um menu de 15 pratos a partir de ingredientes japoneses para um restaurante em Tóquio, no Japão. Levou a equipa a viajar pelo país à procura de ingredientes locais e de fornecedores para ajudar na construção do menu. Mais de 60 cozinheiros do Noma deslocaram-se para o Japão para se adaptarem ao ambiente e às experiências do oriente. Afinal, a cozinha também é a arte das sensações, destaca o crítico de comida da Bloomberg.

O prato que está a fazer furor é uma espécie de “sushi de camarão”, ou seja, é camarão com formigas congeladas. As formigas foram colhidas especialmente na floresta de Nagano, conta a Quartz, porque aquelas têm o nível certo de acidez. O Japan Times diz que as formigas são ótimas para “pequenos apontamentos de acidez” nos pratos e combinam muito bem com o “sabor doce da carne rosa” do camarão. Segundo a Quartz, não é a primeira experiência de René Redzepi com formigas. O chef já confecionou um prato de bife tártaro com pedaços de formigas.

insta

As reservas para este menu especial abriram no verão passado. O jantar para dois com vinho custa mais ou menos o mesmo que um voo de Nova Iorque para Paris, refere a Bloomberg. O preço (1350 dólares, 1197 euros) não assustou e os primeiros lugares ficaram logo reservados, acrescenta. O menu só estará disponível até 14 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR