Os New England Patriots venceram a 49ª edição da Super Bowl, a final da liga de futebol americano, por 28-24. A equipa de Boston conta já com oito presenças na final e este ano alcançou a sua quarta vitória. Já a equipa dos Seattle Seahawks, que conseguiu estar presente pelo segundo ano consecutivo na Super Bowl e vencera no ano passado, sai desta vez com uma derrota devido, pelo menos em parte, a uma decisão controversa do treinador Peter Carroll.

A última vez que os New England Patriots tinham jogado no Estádio da Universidade de Phoenix, no Arizona, foram derrotados pelos New York Giants. E mesmo o desempenho de um dos atletas mais bem pagos do mundo – o quarterback Tom Brady – podia não ter sido suficiente para garantir a vitória este domingo.

Desta vez a ajuda veio da equipa adversária, tudo por causa de uma decisão do seu treinador, que o New York Post classificou como “a pior na história do desporto”. Essa decisão permitiu que os Seahawks perdessem a bola, a apenas uma jarda de distância da vitória – menos de um metro – e os Patriots aproveitassem a oportunidade para garantir a vantagem nos últimos segundos do jogo.

Peter Carroll pediu que a bola fosse passada para tentar surpreender a defesa – que estaria à espera de uma corrida – e empatar tempo. “Se marcassem, marcavam”, disse citado pelo Guardian. Mas o cornerback Malcolm Butler intercetou o passe, impediu que os Seahawks marcassem e garantiu que o resultado se mantivesse 28-24, com a vitória dos Patriots. O treinador da equipa derrotada assumiu a responsabilidade da derrota, mas o quarterback Russell Wilson, cujo passe foi intercetado, também assumiu responsabilidade pela jogada infeliz no final da partida.

Veja a fotogaleria acima com as melhores fotos da festa do futebol americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR