Os preços da produção industrial baixaram 1,5% no acumulado do ano de 2014, em comparação com o de 2013, na zona euro e na União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Já em dezembro e em termos homólogos, os preços na produção industrial recuaram 2,7% na zona euro e 3,1% na UE, sendo que em Portugal caíram 3,3%.

Dezembro é o sexto mês consecutivo em que os preços da produção industrial diminuem na zona euro, na UE e em Portugal.

Já na comparação com o mês de novembro, os preços do indicador, segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, recuaram 1,0% na zona euro e no conjunto dos 28 Estados-membros, o que acontece há já três meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Portugal, na variação em cadeia, os preços da produção industrial baixaram 1,9%, sendo o quinto mês consecutivo de quebras no indicador.

Na comparação anual, verificaram-se quebras nos preços da produção industrial em todos os Estados-membros exceto a Letónia (0,5%), tendo as mais acentuadas sido observadas na Lituânia (-8,3%), Holanda (-7,8%), Bélgica (-6,8%), Reino Unido (-6,0%), Dinamarca (-5,4%) e Grécia (-5,3%).

Na comparação mensal, só se verificaram subidas na Estónia e Suécia (0,3% cada) e em Chipre e na Eslovénia (0,1% cada),tendo os preços da produção industrial ficaram estáveis em Malta.

As principais quebras foram registadas na Grécia (-3,3%), na Holanda (-3,2%) e na Bélgica (-2,7%).