Foram 150 as cidades que concorreram ao Ingress First Saturday do mês de fevereiro. A Google selecionou 48 em todo o mundo e a Covilhã foi uma das quinze escolhidas na Europa. O evento acontece em Portugal pela segunda vez (a primeira foi em Lisboa, em novembro passado) no próximo sábado dia 7 de fevereiro. Este evento é promovido pela Google no primeiro sábado de cada mês, para o qual concorrem cidades de todo o mundo para organizar o convívio entre equipas adversárias.

E o que é o Ingress? Trata-se de um jogo de realidade aumentada disponível apenas no smartphone (Android e iOS) e que funciona com coordenadas GPS. Na prática, é em tudo semelhante ao GeoCaching, uma atividade de ar livre em que o jogador (ou grupo de jogadores) é desafiado a encontrar objetos em determinadas localizações, no campo ou na cidade, dentro de uma caixa escondida num monumento ou numa árvore, por exemplo.

No Ingress, em vez de objetos físicos, os jogadores têm de procurar itens virtuais, apenas visíveis numa localização precisa e a quem tem a aplicação instalada no smartphone.

Ingress “é um jogo de ficção científica, que transforma o mundo real num cenário de um jogo internacional de mistérios, intrigas e competições. Uma equipa de cientistas europeus descobriu uma energia misteriosa, com origem e propósitos desconhecidos, que se acredita estar a influenciar a maneira de pensar”, e há duas equipas internacionais em competição. Quem se inscreve no jogo tem de optar por uma de duas equipas: os “Iluminados” que procuram abraçar o poder dessa energia e a “Resistência”, que luta para defender e proteger o que resta da humanidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lançado no final de 2012 na plataforma Android e em julho de 2014 em iOS, já conquistou a atenção de milhões de jogadores em todo o mundo (10 milhões, só no Google Play). Há já várias dezenas de inscritos, da Covilhã, Lisboa, Porto, Coimbra e alguns jogadores vindos de Espanha. O município da Covilhã teve em conta a dimensão do jogo e disponibilizou vários espaços para a organização logística.

A pré-inscrição no Ingress First Saturday deve ser feita no evento público no Google Plus (G+). A inscrição propriamente dita é feita no dia do evento às 12h00, no Teatro Municipal da Covilhã. A organização informa que qualquer pessoa com conta no jogo, ou que queria iniciar a sua conta nesse dia, pode participar no evento, não existindo qualquer taxa de inscrição. Todos os participantes irão receber lembranças da Google.

Programa

Sábado, dia 7 de fevereiro de 2015

10h00 – Reunião Pré – IFS
11h30 – Saída das equipas de limpeza
12h00 – Café e registo no evento (score check out)
13h00 – Level-up Bootcamp Start
13h30 – High Lvl Game Start
16h00 – Contagem de resultados (score check in)
16h30 – Foto de grupo e anúncio de contagens e resultados
20h00 – Jantar IFS (opcional)
23h00 – After Party na @Kompanhia Club

Contacto: ifs.covilha@gmail.com