Esta quinta-feira, 5 de fevereiro, arranca a 19ª edição do programa de estágios internacionais Inov Contacto, promovido pela AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que envolve 300 jovens em programas de estágio de seis meses em 42 países.

O programa, que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, é apoiado pela União Europeia e pelo QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional/POPH – Programa Operacional Potencial Humano. Desde a primeira edição, foram selecionados mais de quatro mil candidatos, de um total de 50 mil candidaturas. A taxa de empregabilidade de quem participa na iniciativa é de 90%.

Miguel Frasquilho, presidente da AICEP, considera o Inov Contacto “um exemplo da criação de valor na capacitação das empresas portuguesas para os desafios da internacionalização colocando à sua disposição quadros altamente qualificados e preparados no competitivo ambiente internacional”.

Os jovens que participam no Inov Contacto  recebem uma bolsa de estágio de 838,44 euros e um subsídio de alojamento que varia consoante o país de destino. Em Angola, o subsídio de alojamento é de 1250 euros e na Bulgária é de 900 euros, por exemplo.

Esta quinta e sexta-feira, decorre o Campus Inov Contacto, na Nova School of Business and Economics (Nova SBE). Durante o evento, os 300 jovens vão participar 300 jovens num seminário sobre práticas de internacionalização e descobrem os países e empresas onde vão estagiar durante seis meses. Estarão também presentes parceiros institucionais, representantes do Governo, do Instituto Turismo de Portugal e oradores  do mundo académico e empresarial e jovens que participaram nas edições anteriores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR