Primeiro vieram os menus, depois o nome de batismo. O slunch, que encontrou inspiração no conhecido brunch, é desde dezembro a nova proposta da Quinoa — a padaria que também é cafetaria e loja gourmet, e que está situada num edifício centenário, a meio da Rua do Alecrim, em Lisboa. Há cinco anos, abriu as portas para servir pão biológico, mas não só. Aos bolos, bagels, scones e sopas juntam-se agora sugestões para, permita-nos a imaginação, slunchar.

Filipa Jorge, parte da dupla que gere a Quinoa, já tinha pensado em criar menus que complementassem a oferta da casa. Mas faltava dar-lhes um nome. Certo dia, ao folhear uma revista, deu de caras com ele ao encontrar a palavra slunch, expressão inglesa que junta supper (jantar) e lunch (almoço), criada para batizar uma refeição tardia.

A partir das 16h00 há slunch na Quinoa, embora Filipa admita que o possa servir a qualquer hora do dia, a mando da vontade do freguês. “Ainda ontem fechámos às 20h30 e havia pessoas no slunch“, conta. Há uma trilogia de menus disponíveis, servidos todos os dias à exceção de domingo e segunda-feira.

O Chá das 5 (5,50€) inclui um chá quente à escolha, scone com compota e manteiga, fatia de salame caseiro e uma bola de água em miniatura com queijo, fiambre e alface.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Chá das 5

© Paula Bollinger

O Para Picar (9,10€) já pede uma conversa entre amigos, com copo de vinho (tinto ou branco) e uma seleção de queijos acompanhada de pão simples e tostado, azeitonas e nozes.

Para picar

© Paula Bollinger

O Ajantarado, tal como o nome deixa antever, destina-se aos mais esfomeados: sumo do dia, cappuccino, copo de iogurte natural com fruta e granola caseira, mini hambúrguer, sopa e um shot da sobremesa do dia.

O ajantarado

© Paula Bollinger

À entrada da Quinoa está um quadro de ardósia de grandes dimensões, onde se encontram escritas algumas das sugestões que diariamente cativam quem ali chega. A proposta do slunch ainda não está rabiscada a giz sobre um fundo negro, mas também não precisa. Filipa Jorge esclarece que os clientes já sabem ao que vêm e, por norma, pedem um dos três menus existentes sem ser preciso qualquer recomendação da parte de quem gere o espaço. O negócio, no que ao slunch diz respeito, corre-lhes bem. É caso para perguntar: “slunchamos”?

Nome: Quinoa Lisboa
Morada: Rua do Alecrim, 54, Lisboa
Horário: De terça a sábado, das 09h00 às 19h00; domingo, das 09h00 às 16h00