O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) divulgou no domingo documentos confidenciais sobre o ramo suíço do banco britânico HSBC, que revelam alegados esquemas de evasão fiscal. Entre os mais de 100 mil clientes, há terroristas, traficantes de armas e de diamantes e artistas conhecidos, como a Tina Turner e John Malkovich. Há, também, um português que ali tem 143 milhões de euros. Só não se sabe quem.

A investigação, batizada por “Swissleaks”, revela documentos fornecidos por um informático, Hervé Falciani, ex-trabalhador do HSBC em Genebra, ao jornal francês Le Monde e partilhado com aquele consórcio e com jornalistas de mais de 40 países.

Portugal surge em 45.º lugar na lista, com um total de 969 milhões de dólares (855,8 milhões de euros) depositados no HSBC, distribuídos por 778 contas bancárias de 611 clientes. Das 778 contas bancárias, 531 foram abertas entre 1970 e 2006, e dos 611 clientes com ligações a Portugal, 36 por cento tem passaporte português, indicam as informações divulgadas pelo ICIJ. A informação divulgada refere ainda que a maior quantidade de dinheiro de um cliente do banco ligado a Portugal é de 161,8 milhões de dólares (142,9 milhões de euros), mas a identidade não é revelada.

Os jornalistas analisaram cerca de 60.000 ficheiros, alguns dos quais com informações que denunciam que o banco tinha conhecimento de práticas ilícitas de alguns clientes. Entre os clientes, há traficantes de armas e de diamantes. Assim como personalidades públicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ICIJ publica informação sobre 61 pessoas, onde não surge qualquer português, mas inclui, por exemplo, Mohammed VI, rei de Marrocos, Abdullah II, rei da Jordânia, o designer de moda Valentino, a modelo Elle McPherson, o ator Christian Slater, o banqueiro Edouard Stern e o motociclista Valentino Rossi.

A informação agora divulgada diz respeito a contas no valor de mais de 100 mil milhões de dólares de 106 mil clientes de 203 países. E pode ser vista aqui: http://www.icij.org/project/swiss-leaks/about-project-swiss-leaks.

Apesar de expor estes documentos, o consórcio de jornalistas afirma que não pretende “sugerir ou presumir que quaisquer pessoas, empresas ou entidades mencionadas nos dados da informação revelada tenham violado a lei ou tenha tido outro tipo de conduta imprópria”.

Tina Turner, Joan Collins e John Malkovich entre os clientes

Tina Turner, a cantora que conseguiu a nacionalidade suíça, ou o ator John Malkovich são alguns dos clientes do banco. Malkovich já veio dizer, através de um representante, desconhecer por completo esta conta. E afirmou que tal poderá estar relacionado com Bernard Madoff, o presidente de uma financeira detido por fraude e a quem reclama milhões de euros.

Um porta-voz da atriz Joan Collins disse ao ICIJ que ela depositou, em 1993, alguns fundos numa conta de um banco em Londres e que, depois, descobriu que “sem as suas instruções” o dinheiro seguiu para uma conta na Suíça do banco HSBC.

Banco assume “transformação radical”

A filial suíça do banco britânico HSBC Private Bank assegurou esta segunda-feira ter sofrido uma “transformação radical” após os “incumprimentos verificados em 2007″, para evitar casos de fraude fiscal e de branqueamento de capitais.

“O HSBC (Suíça) realizou uma transformação radical em 2008 para evitar que os seus serviços sejam utilizados para defraudar o fisco ou para a lavagem de dinheiro”, disse o diretor-geral da filial, Franco Morra, no comunicado enviado à agência de notícias France Presse.