Os preguiçosos dirão que o cão comeu os TPC – ou roeu o carregador do computador, na versão moderna – mas isso é porque ainda não leram este livro. Em Não Fiz os Trabalhos de Casa Porque…, que acaba de ser lançado pela editora Orfeu Negro, Davide Cali (n.197) imagina mais de 25 desculpas para um aluno justificar à professora o caderno em branco. Há um cão de estimação que testemunha quase tudo mas mantém a boca fechada perante um desfile de ovnis, robôs, vikings e até plantas carnívoras.

NãoFizTrabalhosCasa_CPweb

É tudo tão absurdo que até os professores vão achar graça. “Se não pudesse usar humor nos livros para crianças preferia dedicar-me a outra profissão”, diz o autor, italiano nascido na Suíça que vem a Portugal participar, dias 9 e 10 de fevereiro, no colóquio “É então isto para crianças? — Criações para a infância e a juventude”, na Fundação Calouste Gulbenkian. O mesmo se aplica à imaginação: “A desculpa do cão é um clássico e por isso mesmo não a quis usar. Preferi inventar coisas novas e verdadeiramente incríveis, e criar mais e mais desculpas para ficar apenas com as melhores.”

Com as ilustrações cheias de detalhe do francês Benjamin Chaud, há macacos descontrolados que põem a casa num alvoroço, elfos que escondem todos os lápis da secretária, uma invasão de lagartos gigantes, remédios com efeitos secundários indesejáveis, pinguins perdidos e vizinhos com pedidos estranhos. Por isso a obra traz um manual de instruções, e um alerta –“Quando usar este livro: sempre que não tenhas feito os trabalhos de casa. Aviso: cada desculpa deve ser usada apenas uma vez.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

TPC2

© Benjamin Chaud

“Os professores devem adorar-me”, brinca Davide Cali. Já com vários títulos editados em Portugal, entre eles Um Dia, um Guarda-Chuva e A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés, o autor, que confessou ser um aluno certinho quando era criança, teve a ideia para este novo título ao imaginar as desculpas mais extravagantes para alguém não trabalhar. A ironia é que essas desculpas para procrastinar deram-lhe na verdade mais trabalho, porque há duas sequelas a caminho, a primeira pronta a sair e com o título A Funny Thing Happened on the Way to School… (uma coisa engraçada aconteceu a caminho da escola).

Mesmo que o seu filho volte para casa de castigo e com uma folha onde repete à exaustão “o meu bairro nunca foi invadido por lagartos gigantes” ou “não fui raptado por nenhum ovni”, vale a pena comprar-lhe este livro.