O governador do Banco de Portugal afirmou hoje que os bancos centrais não conseguem assegurar a estabilidade financeira e resolver o problema dos mercados financeiros.

“Não pensem que com política monetária conseguem assegurar a estabilidade financeira, nem pensem que com política monetária resolvem o problema dos mercados financeiros”, disse Carlos Costa, numa conferência organizada pelo Banco de Portugal em Lisboa, numa mensagem muito repetida pelo Banco Central Europeu quando insta os países a fazerem reformas estruturais para aumentar a competitividade e corrigir desequilíbrios económicos.

Carlos Costa explicou ainda que os bancos estiveram anos a criar desequilíbrios nas suas carteiras, incentivados a criar carteiras de crédito volumosas com mais atenção ao valor das garantias que lhes eram entregues para cobrir eventuais incumprimentos dos empréstimos, e sem prestar atenção onde estavam a alocar o capital.

Esta forma de atuar, “no curto prazo gerou margens e distribuição de resultados”, mas foi acumulando desequilíbrios no sistema ao longo do tempo até a um ponto em que a capacidade para corrigir o problema já era reduzido. O resultado, diz, foi a materialização de perdas pelos bancos, resultado de decisões tomadas anos antes.

O governador lembrou ainda as consequências de problemas na banca: “A banca não é um negócio de vender pneus, de vender automóveis (…). Um banco entra em dificuldades e todos os outros são afetados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR