(Artigo atualizado às 17:00 com declarações de Pierre Moscovici em Istambul)

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, desmentiu nesta terça-feira as notícias que dão conta de uma proposta que a Comissão Europeia iria apresentar no Eurogrupo desta quarta-feira para estender o programa da Grécia por seis meses e garante que da reunião extraordinária desta quarta-feira não sairá um novo programa para Atenas. O comissário europeu dos assuntos económicos diz que a reunião de segunda-feira será decisiva e que a saída da Grécia do euro não é uma hipótese.

Uma notícia avançada hoje pela agência Bloomberg dava conta que a Comissão Europeia estaria a preparar uma proposta para ser apresentada ao Governo grego na reunião extraordinária dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) na quarta-feira e que passa por uma extensão em seis meses do atual programa, que termina a 28 de fevereiro. Para iniciar os preparativos, viajaram para Atenas no início da semana o presidente do Euro Working Group, Thomas Wieser, e o chefe da missão da Comissão Europeia para a Grécia, Declan Costello.

A Bloomberg avançava que Jean-Claude Juncker iria telefonar esta tarde ao primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, para lhe apresentar a proposta. O telefonema já terá acontecido e foi confirmado pela Comissão Europeia, que diz que a conversa decorreu num “espírito positivo de cooperação”.

No entanto, em declarações aos jornalistas em Istambul onde participa na reuniãodo G20, o responsável pelas finanças da maior economia da zona euro já veio dizer que essas notícias estão erradas e que da reunião de amanhã não sairá qualquer acordo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Wolfgang Schäuble deixa ainda alguns elogios e críticas à Grécia. Se por um lado diz que a Grécia fez progressos mais rápidos que o esperado anteriormente, também diz que ninguém obrigou a Grécia a ter um programa e que nem fora da Grécia tem culpa pelos seus problemas.

Entretanto, também em Istambul, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, admite que não há um plano específico para a Grécia, mas diz que a reunião do Eurogrupo de segunda-feira (amanhã decorre outra reunião, convocada de forma extraordinária para debater apenas a Grécia) será decisiva.

No entanto, garante o comissário, a saída da Grécia do euro não é uma hipótese.