Está solteiro/a? Ninguém leva a mal. Caso esteja indisponível — seja por que motivo for — para os tradicionais jantares à luz das velas, juras de amor e bouquets de rosa que tanto caracterizam o dia de São Valentim, não desespere. Estar descomprometido a 14 de fevereiro tem outra graça, até porque há diferentes iniciativas dedicadas a quem ainda não encontrou a sua cara-metade — neste caso em Lisboa. Curioso/a?

Comecemos pela festa onde a lamechice é barrada à porta. A empresa de eventos Grand’Ideia juntou-se, numa relação sem compromisso, ao grupo de teatro de improviso Improvio Armandi para organizar a Noite dos Solteiros (25 euros por pessoa em programa completo; 15 euros para entradas após as 23h00). A ocupar o Pátio do Sol, na Fábrica da Pólvora, o evento aposta num programa que ambiciona deixar os convidados entretidos do início do fim da noite: desde speed-dating a demonstrações da Maleta Vermelha, com objetos e conversas sensuais, incluindo shows de burlesco e o espetáculo de comédia Sozinho mas bem improvisado. Caso se sinta com sorte, está apto a conquistar um de muitos prémios, entre eles estadias no Hotel Aldeia dos Capuchos Golf & SPA.

O speed-dating também acontece no restaurante Bella Lisa, em Lisboa. A festa só para solteiros é organizada pela empresa Speed Party (36 euros por pessoa), que já fez alguns compromissos: não existe uma faixa etária definida e está garantido um balanço positivo entre o número de homens e mulheres — não tem por que se preocupar. Durante o jantar vão ser promovidas trocas de lugares para permitir uma maior interação entre os participantes e, no fim, há música posta por um DJ. Se tudo correr bem, vai ter com quem dançar.

fb

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Jantar para ex-namorados, desemparelhados, desesperados, desalentados, desgostados, despeitados, desapontados e encalhados em geral”, é outra proposta. Caso se identifique com algum dos perfis tem bom remédio: a cura para o seu mal-estar é um jantar na Cozinha Popular da Mouraria, um espaço fundado em 2012 que tem vindo a promover a troca de ideias, culturas e receitas gastronómicas. A ementa quer-se “sedutora”, “apaixonante” e, mais importante, com “um final feliz”. Pelo menos é assim que se encontra descrita na página de Facebook onde o evento está a ser promovido — se estiver interessado/a pode sempre dar um salto e ver quem já aceitou o convite e quem ainda precisa de um incentivo.

Falando de comida, há camembert com mel e framboesas, shot de beterraba com gengibre, paté de fígados de aves com compota de cebola e passas e caril tailandês de frango. Por mais estranho que pareça, a iniciativa faz parte do projeto Enamorados por Lisboa, que até 15 de fevereiro pretende a renovação dos laços entre os lisboetas e a capital portuguesa através de várias propostas recreativas.

Vai um pezinho de dança? Uma viagem no tempo e no amor tem data marcada no Museu Nacional da História Natural e da Ciência, a partir das 22h00. O Baile de São Valentim — não revire já os olhos — convida todos os casados, enamorados e solteiros a dançar ao som dos The Jukeboxer’s, uma banda de covers que embalaram os anos 1950 a 1970. Banda sonora à parte, a ideia é mesmo reviver o romance de outros tempos, pelo que pode esperar encontrar o glamour de décadas passadas. E sabe que mais? A entrada é livre.

Se estiver numa de bailes mais modernos também há solução. Pelo menos para surpreender na pista de dança, ao som de melodias africanas. Das 15h00 às 17h00, o Spacio Shopping organiza um workshop de kizomba em parceria com a escola de dança Dance Factory. A aula é gratuita e não há necessidade de inscrição, apenas a condição de ser — imagine-se — solteiro. A iniciativa tem ainda como madrinha Sofia Novais da Paula, autora do blogue Diário de um Batom.