Uma explosão no exterior de uma empresa química em Barcelona, que causou três feridos ligeiros, gerou uma grande nuvem tóxica, que obrigou cerca de 60 mil pessoas a permanecerem no interior dos edifícios, incluindo crianças e trabalhadores na zona.

O acidente, que obrigou à ativação do plano de emergências químicas da Catalunha, ocorreu cerca das 09:45 locais (menos uma hora em Lisboa) no exterior de uma fábrica, quando se realizavam operações de carga e descarga de produtos químicos e, devido a causas desconhecidas, ocorreu uma mistura de vários materiais, causando uma explosão e uma nuvem tóxica.

A explosão, que provocou uma enorme nuvem de cor amarela avermelhada visível em toda a zona de Anoia, causou três feridos ligeiros — um trabalhador e dois transportadores -, que foram levados para o hospital de Igualada.

A proteção civil de Barcelona ordenou o confinamento dos habitantes de Igualada, Vilanova del Camí, Ódena, Santa Margarida de Montbui e Jorba, incluindo os alunos das escolas dessas zonas.

As instruções são para que as pessoas fechem as portas e janelas e não saiam para a rua até nova ordem.

Várias corporações de bombeiros deslocaram-se para a fábrica e arredores, para garantir que não há ninguém no exterior e a realizar inspeções aos esgotos para verificar se houve alguma fuga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também foi cortada a circulação de comboios e nas estradas de acesso ao polígono Les Comes, onde ocorreu o acidente, bem como um troço numa das principais estradas da Catalunha (a A-2, que liga Barcelona e Lérida).

A nuvem tóxica, provavelmente composta por ácido nítrico, não se dissipa pelas condições meteorológicas, já que apenas há algum vento e as nuvens altas e médias dificultam a dissolução dos gases, explicaram à agência noticiosa Efe fontes da proteção civil.