A economia alemã cresceu 0,7% no quarto trimestre, superando até as estimativas mais otimistas e levando a bolsa de Frankfurt a máximos históricos esta sexta-feira. Economistas dizem que estamos a ver “sinais de uma retoma mais convincente“.

A maior economia europeia voltou a acelerar no último trimestre de 2014, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas. O produto interno bruto (PIB) aumentou 0,7% no quarto trimestre, na comparação com o trimestre anterior. No trimestre anterior, o terceiro, o PIB tinha subido apenas 0,1% face ao segundo trimestre.

Os economistas consultados pela Bloomberg antes da divulgação do indicador apontavam para um crescimento de 0,3% no quarto trimestre, pelo que o resultado correspondeu a mais do que o dobro do previsto.

“Uau”, diz o economista-chefe do Commerzbank, Jörg Krämer, em nota enviada aos clientes a que o Observador teve acesso. O especialista acredita que a descida do preço do petróleo, que está a estimular o consumo, poderá ser um dos fatores que explicam o crescimento superior ao previsto. Além disso, as taxas de juro baixas e a descida da cotação do euro, associadas às medidas de estímulo lançadas pelo Banco Central Europeu (BCE) “estão a tornar os bens produzidos na Alemanha mais baratos para os clientes fora da zona euro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A bolsa de Frankfurt, que subiu esta manhã a máximos históricos, está a ser o espelho perfeito do otimismo gerado por este indicador económico, que superou largamente as expectativas.

Bolsa de Frankfurt sobe a máximos históricos

DAX Index (Deutsche Boerse AG Ge 2015-02-13 08-45-29

A bolsa de Frankfurt negociou esta manhã acima dos 11 mil pontos pela primeira na história. Neste gráfico pode ver o desempenho da bolsa germânica nos últimos anos. Fonte: Bloomberg

O Eurostat divulga dentro de momentos os dados trimestrais sobre o produto interno bruto (PIB) na zona euro, esperando-se uma expansão de 0,2% da economia no quarto trimestre. Para Portugal, espera-se um crescimento inferior a 1%.