Rui Veloso diz na letra da canção “Anel de Rubi” que não se ama alguém que não ouve a mesma canção. Se acredita nesta frase e ainda não tem companhia para o Dia dos Namorados, há uma aplicação para si. Trata-se do Tastebuds, uma espécie de Tinder da música. A ideia é simples: o utilizador indica quais os seus cantores e grupos favoritos e, em seguida, é apresentada uma lista de pessoas com um gosto musical parecido e que se encontram geograficamente próximas.

“A nossa missão é pôr em contacto pessoas ao redor do mundo através da música. Os gostos musicais dizem muito sobre uma pessoa e ter algo em comum é uma ótima maneira de começar uma conversa com um estranho. É uma boa maneira de quebrar o gelo”, explica Alex Parish, co-fundador do Tastebuds ao site The Next Web.

O processo de registo é rápido. Pode inscrever-se através da sua conta no Facebook ou por email. Em seguida, deve preencher algumas informações, como orientação sexual, género, cidade, data de nascimento e escolher uma foto de perfil. Em seguida, o utilizador deve indicar quais são os seus cantores e grupos favoritos ou permitir que a aplicação tenha acesso às canções do seu telemóvel. Também é possível conectar o Tastebuds ao perfil do utilizador no Last.fm e Spotify.

tastebuds

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A aplicação sugere outros utilizadores a partir da música favorita e permite utilizar filtros como a idade, género e localização para afinar os resultados. Os utilizadores são agrupados em categorias, como “fãs de indie rock”, “colecionadores de vinil”, “Arctic Monkeys”, entre outras. Como todo aplicativo deste género, é possível escrever mensagens privadas para um utilizador e, inclusive, enviar as suas canções favoritas.

tastebuds02

A ideia para o Tastebuds surgiu em 2010, quando os seus fundadores Alex Parish e Julian Keenaghan foram selecionados para participar num programa acelerador de empresas startups. Fãs de música, iniciaram o projeto com um site em 2011 que, desde então, ganhou popularidade sobretudo na Inglaterra. Com o sucesso global veio o lançamento da aplicação para o iPhone e a compra do seu maior competidor nos Estados Unidos, o Moosify.

E qual é a taxa de sucesso do Tastebuds? Em entrevista ao Consequence of Sound, Alex Parish diz que já houve até casamentos. No entanto, adverte que o segredo para ter sucesso na aplicação é ser seletivo na escolha dos grupos que põe no seu seu perfil. “Descobrimos que o maior fator de incompatibilidade musical acontece nos perfis que indicam o grupo Nickelback como favorito. No outro lado do espetro, estão as pessoas que gostam dos The Black Keys e de indie rock em geral”, afirma. O grupo que dá mais sorte ao utilizador para encontrar afinidades é uma cantora de soul/pop. “Os fãs de Adele são os mais sortudos”, revela.

O Tastebuds não está disponível em português e, de momento, apenas no iPhone. Os utilizadores de outras plataformas podem utilizar o serviço através do site e está previsto para este ano o lançamento da aplicação para o sistema operativo Android.