O Papa Francisco preside hoje na Basílica de São Pedro à primeira Missa com os novos cardeais, incluindo o patriarca de Lisboa, em várias línguas, como o português, que vai recordar cristãos perseguidos no mundo.

Manuel Clemente e os outros 18 cardeais que foram criados este sábado sobem ao altar para uma celebração em que irão participar centenas de portugueses e cabo-verdianos.

A segunda leitura da Missa, que já começou, vai ser proclamada em português e, depois da homilia do Papa, os presentes vão ser convidados a rezar pelos novos cardeais e pelos cristãos perseguidos e “humilhadores pela dureza do coração dos homens”.

Em chinês, a assembleia vai recordar os responsáveis políticos, pedindo que recusem “qualquer forma de corrupção e injustiça”, seguindo-se uma oração em birmanês pelos pobres e as “vítimas do ódio”, para que reencontrem a “esperança”.

Após a Missa, o Papa vai surgir à janela do apartamento pontifício, ao meio-dia de Roma (menos uma hora em Lisboa), para saudar os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, prevendo-se uma saudação específica aos fiéis lusófonos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR