A primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, apelou este domingo à unidade nacional para recuperar a economia do país, quando tomava posse, em Zagreb.

“Somente a unidade nos vai permitir construir uma Croácia melhor. Temos necessidade de unidade nacional nos dossiers estratégicos”, como a recuperação da economia, declarou Kolinda Grabar-Kitarovic no seu primeiro discurso, depois da cerimónia de investidura, na praça Saint Marko.

“Deixemos para trás as nossas divisões, a partir de hoje a nossa unidade vai permitir abrir uma nova página de um melhor futuro”, afirmou a Presidente croata, de 46 anos.

Kolinda Grabar-Kitarovic, antiga ministra dos Negócios Estrangeiros conservadora, chegou a Presidente ao ganhar as eleições ao social democrata Ivo Josipovic.

A cerimónia decorreu na presença de várias centenas de cidadãos e de responsáveis políticos da região, como o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

Segundo a Constituição croata, o Presidente da Croácia, país com 4,2 milhões de habitantes, é eleito por cinco anos e dispõe de poderes limitados, é o supremo comandante das Forças Armadas e gere com o Governo a política externa.

Independente desde 1991, a Croácia foi o último país a tornar-se membro da União Europeia, em 2013, e está em recessão quase permanente desde 2008.

A dívida pública representa 80% do Produto Interno Bruto (PIB) e deverá ter recuado novamente em 2014, a taxa de desemprego ronda 20%, mas o Governo de centro-esquerda prevê um crescimento de 0,5% para 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR