Nove partidos e três coligações, num total de dezassete forças políticas, entregaram esta segunda-feira no Tribunal da Comarca da Madeira, no Funchal, as respetivas candidaturas às eleições legislativas regionais que se realizam a 29 de março.

PSD, BE, CDS, PCTP/MRPP, PND, PNR, JPP, PDR e MAS foram os nove partidos que formalizaram hoje a entrega das candidaturas, o mesmo acontecendo com as coligações ‘Mudança’ (PS/PTP/MPT/PAN), a CDU (PCP/PEV) e a Plataforma de Cidadãos (PPM/PDA), confirmou à Lusa o juiz-presidente da Comarca da Madeira, Paulo Barreto.

“As cópias das listas são agora afixadas provisoriamente, a partir deste momento, na porta do tribunal e a partir de amanhã [terça-feira] e por um período de quarenta oito horas a juíza verifica a regularidade do processo, a autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos”, adiantou o magistrado.

Todos os partidos e coligações entregaram esta segunda as listas, no último dia do prazo estabelecido na Lei Eleitoral para o efeito.

Nas últimas eleições legislativas que decorreram a 09 de outubro de 2011 concorreram nove forças políticas — PSD, CDS, PS, PTP, CDU, MPT, PAN, PND, BE

A 29 de março, pela primeira vez numas eleições legislativas regionais, o cabeça de lista do PSD/Madeira não é Alberto João Jardim, que desde 1978 foi o primeiro candidato do partido, sendo agora substituído pelo novo líder social-democrata, Miguel Albuquerque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao PS/M, concorre coligado com o PTP, o Movimento Partido da Terra (MPT) e o Partido Pelos Animais e Pela Natureza (PAN), sendo a lista encabeçada pelo líder socialista insular, Vítor Freitas.

Uma outra novidade é o movimento Juntos Pelo Povo (JPP) que começou no concelho de Santa Cruz, onde nas últimas autárquicas derrotou o PSD e passou a governar o município, que se constituiu agora em partido e vai concorrer com o objetivo de estender a toda a região o projeto de cidadãos que tem desenvolvido naquela localidade. A lista é encabeçada pelo presidente da junta de freguesia de Gaula, o arqueólogo Élvio Sousa.

Também o Partido Nacional Renovador (PNR) se apresenta pela primeira vez ao eleitorado madeirense tendo como primeiro candidato Álvaro Araújo.

Quanto ao Partido Democrático Republicano (PDR), aposta em João Paulo Botas, e a coligação Plataforma de Cidadãos constituída pelo PPM/PDA, que tem como cabeça de lista Miguel Fonseca, também se estreia neste ato eleitoral no arquipélago.

O CDS/PP-M volta candidatar o seu líder regional, José Manuel Rodrigues.

A Coligação Democrática Unitária (CDU) composta pelo PCP/PEV insiste no atual coordenador insular, Edgar Silva, o mesmo acontecendo com o Bloco de Esquerda (BE) que recandidata o seu responsável, Roberto Almada.

Por seu turno, o Partido da Nova Democracia (PND) tem como primeiro candidato Gil Canha e o PCTP/MRPP (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses) apresenta Alexandre Caldeira.

Nas eleições de 2011, o PSD/M, apesar de ter registado o seu pior resultado de sempre neste tipo de sufrágio, conseguiu assegurar a sua 9.ª maioria absoluta, conquistando 25 dos 47 lugares no parlamento da Madeira, ao obter 71.556 votos (48, 56%).

O CDS elegeu nove deputados e passou a ser a segunda força mais votada, seguindo-se o PS (6), o PTP (3), enquanto a CDU, o PND, o MPT, o PAN ficaram com um representante cada. O Bloco de Esquerda deixou de ter lugar no parlamento madeirense.