Mudar de trabalho pode gerar muitas dúvidas, mas nada que se compare a uma mudança de carreira. Allan Blue, muito antes de se tornar no cofundador da rede social do meio profissional LinkedIn, mudou de carreira e contou ao Business Insider que dar esse passo pode ser mais fácil do que se pensa.

Como é que se passa de desenhar cenários e iluminações de produções teatrais para a criação da maior rede social de trabalho do mundo? Allan Blue não respondeu a essa pergunta, mas deixou alguns conselhos para quem está neste momento a pensar enveredar por outro caminho. O primeiro tem a ver com a importância da rede de contactos e como as outras pessoas podem ser decisivas para que a mudança de carreira seja um sucesso. “No final, nunca se faz a mudança sozinho”, disse, explicando que os outros podem ajudar na transição, seja de forma direta ou através de ponte para futuros contactos. “As pessoas vão ajudá-lo a aprender coisas novas, explorar novas posições e até dar-lhe o seu primeiro trabalho”.

O facto de a experiência de trabalho adquirida até agora não ter nada a ver com a nova escolha de carreira não é assim tão problemático. Allan Blue admitiu que não tinha ideia do que ia fazer quando transitou para a área técnica e de negócio e o resto é história. A falta de experiência não deve ser, por isso, um impedimento.

Mais: as empresas podem até sair beneficiadas ao contratarem trabalhadores com uma experiência prévia diferente. Porque pensam de forma diferente, podem ajudar a encontrar soluções diferentes para os problemas, explicou Allan Blue. É o chamado “pensar fora da caixa“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR