Durante alguns dias, os homens de Podence, em Macedo de Cavaleiros, vestem trajes coloridos e escondem a cabeça dentro de uma máscara de lata. Depois, prendem vários chocalhos à cintura e bandoleiras de campainhas e correm pelas ruas da aldeia a chocar com as raparigas solteiras. Bem-vindos ao Carnaval, perdão, ao Entrudo chocalheiro dos caretos.

Entre o pagão e o religioso, os tradicionais caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que há muito tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence. A tradição manda que apenas os homens se vistam de caretos, para depois chocarem com as mulheres solteiras que andam pelas ruas. Na dúvida quanto ao estado civil da donzela, choca-se na mesma. Nos intervalos, os caretos recarregam baterias nas várias adegas locais, em clima de permanente animação.

Os que nunca foram ao Entrudo chocalheiro podem inspirar-se nas imagens e marcar na agenda uma ida a Macedo de Cavaleiros em 2016. Uma das atividades chama-se “Experiência de ser careto” e convida os novatos a entrar na brincadeira. Porque no Carnaval ninguém leva a mal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR