Ozgecan Aslan. Desde sexta-feira, este é o nome mais falado na Turquia. Centenas de mulheres invadiram as ruas na Turquia em protesto contra a tentativa de violação e assassinato brutal da estudante de psicologia, de 20 anos, por um condutor de autocarro, conta o Financial Times. Com esta morte, o tema da violência contra as mulheres regressa à praça pública no país.

Os detalhes da morte da estudante de psicologia são brutais. Na passada quarta-feira, após todos os passageiros terem saído do minibus, o condutor saiu do percurso normal e tentou violar Ozgecan, conta o Financial Times. Ela lutou e ripostou ao disparar-lhe spray de gás pimenta para os olhos, para tentar parar a violação. O condutor, porém, não parou. Bateu-lhe e esfaqueou-a até à morte. E, depois, com a ajuda do pai e de um amigo, cortou-lhe as mãos e queimou o corpo. Logo no mesmo dia, os pais de Ozgecan deram-na como desaparecida.

“Esta rapariga inocente estava a ir para casa e foi assassinada”, disse Gul Bebek, uma protestante em Istambul, ao Financial Times. “Todos os dias, centenas [de mulheres] são expostas a situações de violência, especialmente no leste e sudeste da Turquia, mas ninguém fala sobre isto, Em vez disso, dizem às mulheres para não vestirem mini-saias.”

O condutor confessou o crime após a polícia ter encontrado manchas de sangue no seu minibus. Mais tarde, recuperaram o corpo que tinha sido deitado a um rio. Neste momento, o condutor está preso.

De acordo com jornal Financial Times, muitas mulheres turcas estão a utilizar as redes sociais para partilharem as suas experiências de assédio e violação, pedindo, ao mesmo tempo, para o Governo turco ter políticas mais agressivas contra as violações dos direitos das mulheres.

“Nós estamos aqui pelas mulheres, nós estamos aqui para proteger as mulheres”, afirmou Saliha, uma dona de casa turca, que tinha a burca a cobrir a cara, num protesto em Istambul, em declarações ao Financial Times. Dezenas de mulheres envergavam cartazes com a fotografia de Ozgecan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR