A história do homem que no sábado fez uma publicação na rede social Reddit, pedindo ajuda para a sua situação – ficou a viver na rua depois de ter sido enganado por uma namorada que o teria deixado sem nada – e gerou uma rápida onda de solidariedade que está a comover a internet pode não ser tão exemplar quanto parece, segundo o que o Observador pôde apurar esta semana.

Na noite de terça-feira, o Público descreveu a história de Fernando e da onda de solidariedade gerada no Reddit depois do seu pedido. O jornal encontrou-se com o alegado sem-abrigo e divulgou o nome, a idade e a antiga ocupação: Fernando, 43 anos, ex-consultor de comunicação.

O artigo que surgiu no Público ajudou a confirmar as suspeitas de um grupo de jovens que desconfiaram da história do homem que se apresentava na rede social com o nome de utilizador “_SemFuturo_”. “Desconfiámos pela forma de ele escrever, pela história que apresentava, por dizer que tinha sido enganado pela namorada quando sabíamos que ele tinha enganado a namorada”, disse Nuno (nome fictício) ao Observador.

Quando leram, no Público, que este se chamava Fernando e era um ex-consultor de comunicação, Nuno e João (nome fictício) acreditaram que “_SemFuturo_” era na verdade Fernando Fonseca, o homem que os empregou entre julho e outubro de 2013 na empresa SomeOps, acabando por burlá-los. João disse ao Observador que dois ex-colegas tinham encontrado recentemente Fernando Fonseca na zona das Avenidas Novas e que este lhes tinha dito, primeiro, que estava a viver na rua e, numa outra ocasião, que estava a viver na Santa Casa da Misericórdia. “Quando vimos na publicação a referência às Avenidas Novas e à Santa Casa da Misericórdia, a associação foi imediata”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um desses jovens tomou a iniciativa de contactar o Observador para contar a sua história e disse que o grupo confirmou com a jornalista do Público que se encontrou com “_SemFuturo_” que o ex-empresário e o atual sem-abrigo são os dois a mesma pessoa, recorrendo para isso a uma fotografia que circula na internet. O Observador contactou a jornalista do Público, que confirma esta história.

“Ele abriu uma agência com promessas de que era fiável. Prometeu-nos contratos durante três ou quatro meses e sempre que lhe falávamos disso dizia que estava ’embargado’. Não pagou o último ordenado a ninguém, nem o penúltimo na totalidade”, disse ao Observador João.

A história foi confirmada pelo colega Nuno. “Em 2013, recebi um convite por parte de um amigo meu que trabalhava lá para ir para lá trabalhar. Não tinha muita experiência e fui e fiquei. Na altura, já tinha sido avisado por outras pessoas que o Fernando não era de confiança, mas eu confiei e entrei no barco. Quando lá estive ia desconfiando dos atrasos nos pagamentos, das faltas de pagamentos…”, disse ao Observador.

Segundo Nuno, Fernando deixou de aparecer na empresa em outubro, não atendendo o telefone e não pagando os ordenados. Fernando terá informado os trabalhadores de que tinha um cancro e que iria procurar tratamento na Irlanda. “Um dia – depois de ele ter desaparecido, inventando uma doença – decidimos falar todos e percebemos que era tudo treta”, disse Nuno ao Observador.

Os jovens ficaram desempregados, sendo que três acabaram por emigrar. Nuno conseguiu emprego um ano e meio depois do caso.

O Observador está desde segunda-feira a tentar marcar um encontro com o homem que no Reddit recorre ao nome de utilizador _SemFuturo_, mas este recusou qualquer conversa presencial, dizendo não querer “qualquer tipo de protagonismo mediático”. Esta é a mensagem recebida pelo Observador na terça-feira:

reddit1

No sábado, o utilizador _Sem Futuro_ dirigiu-se aos restantes utilizadores pedindo-lhes resposta a três perguntas: como podia usar um computador gratuitamente para elaborar o CV em português e inglês; onde podia lavar roupa e tomar banho e onde podia comer gratuitamente.

Houve centenas de comentários de utilizadores que se disseram, de imediato, dispostos a ajudar. Alguns sugeriram-lhe que recorresse aos computadores de bibliotecas, que pedisse ajuda a instituições como a AMI, a Comunidade Vida e Paz ou a Re-Food. Um utilizador chegou a dizer-lhe que podia tentar fazer uma aula de experiência num ginásio para ter acesso aos balneários. Outros anunciaram mesmo na rede social que iriam fazer transferências bancárias e carregar o seu telemóvel.

Na segunda-feira, o Observador conseguiu falar com o primeiro utilizador a ajudar o alegado sem-abrigo, que no Reddit utiliza o nome de “ithinkandroid”. Jorge Bastos, que se identificou como psicólogo, contou ao Observador em conversa telefónica que no sábado se preparava para ir a Londres com a namorada quando foi alertado para a história publicada na rede social. Contactou “_SemFuturo_” e foi ter com este ao pé de Picoas. Segundo Jorge Bastos, o alegado sem-abrigo quis mostrar-lhe a queixa policial que tinha feito contra a namorada na Esquadra do Bairro Alto e contou-lhe a sua história.

O Observador dirigiu-se à Esquadra da PSP no Bairro Alto e sabe que não existe nenhuma queixa feita por Fernando Fonseca neste local.

“Ele saiu há muitos anos de Portugal, juntou-se com esta pessoa e ela conseguiu enredá-lo numa série de situações. Tinham uma conta conjunta… Ele um dia saiu de casa e de repente encontra-se na rua com uma mochila com alguns gadgets que tratou de vender. Foi com esse dinheiro que se aguentou alguns dias”, disse ao Observador Jorge Bastos. O alegado sem-abrigo estaria em Portugal para “acompanhar a doença da mãe”, disse Jorge Bastos. Segundo a mesma fonte, “_SemFuturo_” não tinha emprego”, não lhe parecendo “uma pessoa que na altura o precisasse de fazer [ter emprego]”.

Jorge Bastos disse ao Observador que pagou ao homem uma noite num hostel em Picoas, arranjando-lhe, no dia seguinte, um quarto na casa de um tio. “Falei com uns familiares meus e arranjámos um quarto para ele ficar. Um tio meu tinha um quarto que estava vago e o senhor foi para lá. Não vai ter despesas com isso”, disse Jorge Bastos ao Observador.

O Observador tentou contactar Jorge Bastos durante toda a manhã de quarta-feira, mas não obteve qualquer resposta.

No artigo de terça-feira, o Público contou ainda como Nuno Soares, engenheiro mecânico e utilizador do Reddit, transferiu 100 euros para “uma nova conta bancária que o ‘Sem Futuro’ entretanto conseguiu criar, com o banco a abrir a exceção de não cobrar comissão inicial.

O Observador tentou entrar em contacto com os vários utilizadores do Reddit que ajudaram o utilizador “_SemFuturo_”, incluindo Nuno Soares, mas não obteve qualquer resposta.