A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, disse esta sexta-feira que o país vai voltar a abrir as fronteiras no domingo e que o recolher obrigatório, imposto devido à epidemia de ébola, vai terminar. A infeção da doença desceu para um décimo do maior pico de contágio e na semana passada foram apenas registados dois novos casos no país. Serra Leoa e Guiné registaram no mesmo período dezenas de casos.

As fronteiras da Libéria, um dos países mais afetados pelo surto de ébola, estavam fechadas desde o ano passado e o recolher obrigatório durante a noite foi também imposto como medida de segurança integrada num plano de emergência para estancar o contágio. As escolas também foram fechadas e só recentemente foram abertas, tentando trazer alguma normalidade ao país. Nas escolas foram dados termómetros aos funcionários para controlarem a temperatura das crianças.

Estas medidas parecem estar a funcionar, já que os casos têm vindo a decrescer no país. No entanto, em toda a região o número de infeções está agora a estabilizar, em vez de continuar a diminuir, algo que preocupa a Organização Mundial de Saúde. Desde o início do surto de ébola já morreram mais de 9.300 pessoas vítimas desta doença, principalmente naquela região de África.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR