Quatro barras marítimas estão este sábado fechadas à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, segundo informação da Marinha Portuguesa. Estão encerradas à navegação as barras de Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto.

A barra marítima da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros e a barra de Caminha a embarcações de calado inferior a sete metros. A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após a preia-mar.

As embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra de Vila do Conde no período da preia-mar. Já a barra marítima de Aveiro está fechada “a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 15 metros”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sábado, em Portugal continental, céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir do início da tarde na região sul e nas regiões norte e centro a partir do final da tarde. Prevê ainda períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã, que será de neve acima de 1400/1500 metros de altitude.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, rodando para norte a partir da manhã, e tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas da ordem de 65 km/h no litoral e nas terras altas. O IPMA prevê também uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões centro e sul e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior norte e centro.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 15 graus celsius em Lisboa, 13 no Porto, 19 em Faro, 16 em Ponta Delgada e 21 no Funchal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR