Os passageiros que estavam retidos desde as 12h20 no aeroporto de Manchester, Reino Unido, onde se incluía um grupo de portugueses, começaram a embarcar esta noite em direção a Paris em três voos distintos. “Estão a fazer três embarques em três aviões para levar as pessoas até Paris. “Estamos no segundo avião que vai sair agora em direção ao aeroporto Charles De Gaulle e amanhã [segunda-feira] saímos do aeroporto de Orly em direção a Lisboa”, disse à Lusa Mauro Sengo, um dos viajantes portugueses, após contacto telefónico.

O grupo de portugueses queixou-se de estar retido desde as 12h20 no aeroporto de Manchester, Reino Unido, e de ter ficado fechado num avião da Air France, proveniente de Nova Iorque, cerca de seis horas sem quaisquer explicações. Em declarações à Agência Lusa, um dos portugueses, Mauro Sengo, que viajava no voo da Air France (AF007) com destino a Paris acompanhado de dois amigos, disse que o avião aterrou às 12h20 em Manchester por motivos técnicos, tendo os passageiros sido informados de que iriam prosseguir viagem às 14h20.

“Uma hora depois disseram que não podíamos descolar porque não havia autorização, depois era porque as portas não estavam a fechar e acabámos por ficar seis horas fechados no avião” até às 18h40, acrescentou. Foram depois autorizados a sair e levados para uma sala “guardada por polícias” como se estivessem “sequestrados” e onde se encontram ainda, relatou. Mauro Sengo estima que se encontrassem no avião cerca de 440 passageiros, adiantando que ainda não conseguiu esclarecimentos nem da parte da Air France, nem do aeroporto de Manchester.

“Agora estão a identificar os passageiros um a um e a confirmar os bilhetes, antes da descolagem. Estou de férias mas sou guia turístico e em 12 anos de profissão nunca vi nada assim”, adiantou.  Mauro Sengo estima que se encontrassem no avião cerca de 440 passageiros, adiantando que ainda não tinha conseguido esclarecimentos nem da parte da Air France, nem do aeroporto de Manchester.

A Agência Lusa também tentou contactar a Air France e o aeroporto de Manchester, sem sucesso. A página da Internet do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, informou de que o voo AF 007, com origem em Nova Iorque, que deveria ter chegado à capital francesa às 08h30 parou em Manchester e foi “cancelado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR