Portugal volta hoje ao mercado para uma emissão de dívida a 10 anos, esperando captar até 1.250 milhões de euros, segundo o IGCP, que gere a dívida pública portuguesa.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) deverá realizar hoje um leilão de Obrigações do Tesouro (OT), sendo que os títulos têm maturidade até outubro de 2025 e o montante indicativo do leilão oscila entre os 1.000 e os 1.250 milhões de euros.

A 11 de fevereiro, a instituição liderada por Cristina Casalinho colocou no mercado 1.250 milhões de euros em dívida também a 10 anos, com uma taxa de juro de 2,506%, que o IGCP disse ser o valor mais baixo alguma vez pago por Portugal nesta maturidade.

No programa de financiamento do Estado para 2015, divulgado em janeiro, o IGCP previu a emissão bruta de até 14 mil milhões de euros em dívida de médio a longo prazo ao longo do ano para cobrir as necessidades de financiamento do ano, embora o documento não incluísse o pagamento antecipado de parte do empréstimo contraído junto do FMI.

O documento definia que a estratégia de financiamento se ia centrar na “emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em euros com realização regular de leilões de OT”, com o objetivo de “promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”.

Em relação às OT (dívida de médio a longo prazo), o IGCP prevê que seja obtido um montante entre os 12 e os 14 mil milhões de euros através da “emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR